Inicial > Notícias > Feira de Negócios, Artes e Ciências...

Notícias

31/08/2016 02/09/2016 10h12m

Feira de Negócios, Artes e Ciências na EMEF Bernardino Fernandes compartilha experiências práticas


As escolas da Rede Municipal de Ensino (RME) desenvolvem ações preparatórias para a participação da II Feira Municipal de Ciências, Tecnologia e Sustentabilidade, que será realizada no dia 25 de novembro deste ano. Entre as atividades prévias as escolas realizam eventos internos, como foi o caso da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Bernardino Fernandes que promoveu a sua I Feira de Negócios, Artes e Ciências (FENAC).

Em um trabalho interdisciplinar a escola do interior, localizada no distrito de Pains, desenvolveu o Projeto “Ações Para Uma Vida Sustentável no Campo” no qual busca conscientizar seus alunos sobre questões atinentes ao meio em que vivem, com vistas a valorizar e incentivar os benefícios do campo quanto aos avanços e desenvolvimento verificados para obter uma melhor qualidade de vida.

“Esse projeto surgiu de uma expectativa dos professores de que os alunos demonstrem uma relação afetiva e respeitosa com o espaço em que moram e estudam, a partir de uma ressignificação da natureza e uma permanência de sentimento com as origens e tradições”, declara a professora de ciências da escola, Sandra Margarida Fioravante.

Combinando pesquisa teórica e trabalho prático, os alunos fizeram, junto aos professores e aos pais, uma coleta e separação do que seja resíduo (lixo) orgânico e inorgânico. A partir daí os alunos empreenderam a confecção de trabalhos artísticos com reaproveitamento de papéis e cadernos, reutilização do óleo de cozinha na fabricação de sabão e a produção e consumo de diferentes brotos vegetais.

Em sequência, os alunos fizeram trabalhos específicos em cada disciplina, como na disciplina de Matemática em que eles assistiram a aulas de Educação Financeira, trabalhando com exercícios que levaram ao resultado que aponta lucro ou prejuízo, no caso da produção de sabão; ou como o livro de receitas, produzido na aula de Português, com todos os produtos elaborados na comunidade.

Propostas como essas culminaram no encaminhamento da I FENAC, na qual os alunos não somente apresentaram seus trabalhos como puderam comercializar o que produziram, como o sabão, o doce de leite feito de forma caseira e os repelentes naturais. “Nós já observamos algumas mudanças positivas nos alunos, como a melhora da autoestima, o cuidado com a limpeza no pátio da escola, a redução do desperdício alimentar e a aproximação da família com a escola, através do compartilhamento do conhecimento popular”, avalia Sandra.

 

Texto: Acadêmica de Jornalismo Luana Mello
Revisão: André Campos
Fotos: Smed

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial