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31/08/2016 31/08/2016 16h34m

Prefeitura inicia substituição dos contêineres. Novas empresas assumem coleta de lixo


A Prefeitura de Santa Maria inicia nesta quarta-feira (31) a transição das coletas conteinerizada e convencional de resíduos domésticos. Duas empresas licitadas pelo Executivo assumem nesta quinta-feira (1º) os serviços, que serão ampliados e qualificados, visando melhor atender à população. Para tanto, a partir das 21h desta quarta-feira, a empresa Cone Sul Soluções Ambientais, de Porto Alegre, começa a substituição gradativa dos 500 contêineres da empresa Revita. As primeiras novas unidades, feitas de material mais resistente, antichamas e com capacidade de armazenar 30% a mais de resíduos, serão colocadas no perímetro Central da cidade. Esse processo será acompanhado por fiscais e técnicos da Secretaria de Município do Meio Ambiente.

De acordo com o titular da pasta, Antonio Carlos de Lemos, a implantação dos novos contêineres será finalizada até a próxima semana. “É importante salientar que a empresa Cone Sul observará a atual planta operada pela Revita. Os locais dos novos contêineres serão sinalizados. As outras cem unidades também serão implantadas, gradativamente, na Avenida Fernando Ferrari, Rua General Neto e adjacências, no roteiro onde existem lixeiras particulares, instaladas em residências e condomínios”, observou o secretário. Segundo Lemos, nos próximos dias, a empresa Cone Sul estará fazendo contato com os donos destas lixeiras, para que elas sejam removidas, o mais rapidamente.

“Também pretendemos a partir desta quinta-feira iniciar o mapeamento da planta da coleta conteinerizada, para avaliar o desempenho da empresa, que atuará com dois caminhões recolhedores”, disse o secretário Lemos. Ele pede à população que colabore com a destinação correta dos resíduos. Quanto aos horários de recolhimento, Lemos esclarece que eles permanecerão inalterados, sendo que a empresa Cone Sul dará publicidade à grade de serviços que será executada.

“Eventuais ajustes nos horários de recolhimento poderão ser realizados, conforme a constante avaliação do trabalho que estará sendo realizado pela nova empresa a partir de agora”, acrescentou o secretário. Ele reforça que a Prefeitura, além de ampliar a oferta de contêineres à população, cada unidade terá sua capacidade de recebimento de lixo aumentada de 2,4 metros cúbicos para 3,2 metros cúbicos.

O novo serviço de coleta convencional, de bens inservíveis e de pequenos animais também começa a ser operacionalizada nesta semana. Os serviços serão executados pela empresa Sustentare Saneamento, de São Paulo, vencedora da licitação. O secretário Lemos salienta que o cronograma de horários da Revita de coleta dos resíduos nos bairros, vilas e interior será mantido e constantemente monitorado pela Prefeitura, para eventuais ajustes. “Assim como na coleta conteinerizada a Sustentare estará divulgando, nesta quinta-feira, as datas e horários dessa modalidade de recolhimento. Quanto as coletas de bens inservíveis e de pequenos animais a referida empresa estará sendo acionada pelo telefone da Linha Verde (3921-7151).

Período de transição

O secretário Lemos reforçou que os novos serviços estão passando por um período de transição, sujeitos a eventuais ajustes. “Por isso, pedimos a compreensão e a colaboração da população, pois são novos serviços que estão sendo implementados e que demandam tempo para serem consolidados. Por isso, acreditamos que, em poucas semanas, Santa Maria passará a contar com um dos mais qualificados serviços de coleta e destinação de resíduos do Rio Grande do Sul. Mas para isso é preciso a colaboração de todos”, concluiu.

O prefeito Cezar Schirmer também comentou nesta quarta-feira a transição dos serviços da Revita para as empresas Cone Sul Soluções Ambientais e Sustentare Saneamento, a partir desta quinta-feira. “Estamos trabalhando para oferecer um serviço mais qualificado aos santa-marienses. Por isso, é importante que a população esteja atenta à divulgação dos horários e procedimentos de coleta dos resíduos”, disse o prefeito.

Cone Sul Soluções Ambientais

A empresa Cone Sul Soluções Ambientais (Porto Alegre) venceu o certame para a prestação de serviços de coleta e transporte de resíduos sólidos domiciliares conteinerizados. O valor apontado foi de R$ 9 milhões, para dois anos de contrato.

Sustentare Saneamento

Sustentare Saneamento (São Paulo) foi a vencedora da concorrência para a coleta convencional e transporte de resíduos domiciliares e públicos. O valor apontado foi de R$ 14,3 milhões para dois anos de contrato. As duas empresas detentores das melhores propostas financeiras assumirão os serviços pelo prazo de dois anos, podendo ser renovado por mais três anos.

Os novos contratos

A licitação prevê a substituição de todos os 500 contêineres já instalados por 600 novos equipamentos em todas as regiões da cidade.

- Nos contratos celebrados com as novas empresas está prevista também a instalação de contêineres de baixo custo e fácil manuseio, em diversos pontos públicos municipais, como escolas, postos de saúde e demais prédios públicos.

- Da mesma forma a Prefeitura também passa a disponibilizar à população a coleta de bens inservíveis e de animais.

- Diferentemente do contrato em vigor, está previsto que a coleta de lixo seja realizada em zonas de descarte irregular e grandes focos de lixo. O objetivo é eliminar e coibir o surgimento de focos com grande volume de resíduos ou espalhados pela cidade.

 

Texto: Fabrício Minussi (MTB 11.110)
Fotos: João Alves / Prefeitura

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