Notícias
01/08/2016 01/08/2016 15h27m
Pátio Rural IV: artesanato produzido nos distritos tem destaque na vitrine de expositores

A série especial sobre expositores do Pátio Rural continua nesta segunda-feira (01), apresentando o trabalho artesanal desenvolvido pela Arte Única, especializada em artesanato em porongos. O Pátio Rural, consolidado no calendário de Santa Maria como um espaço democrático para comercialização de produtos, entretenimento e lazer, o evento é desenvolvido pela Prefeitura de Santa Maria em março de 2015, por meio das secretarias de Turismo e de Desenvolvimento Rural, o evento já realizou oito edições, sendo sete delas no ano passado e uma no mês de junho. No balanço de 2015, o Pátio Rural contabilizou a marca de 120 mil visitantes e a comercialização de R$ 1 milhão.
A próxima edição do evento acontece nos dias 06 e 07 de agosto, no Hotel Fazenda Pampas (antiga Cidade dos Meninos), em Camobi. A programação completa será divulgada em breve.
Paisagens e pontos turísticos encantam em cuias e outros produtos
Um trabalho artesanal desenvolvido com cuidado e técnica. Gravado sobre o porongo, imagens turísticas de Santa Maria e até de Porto Alegre. A cuia, símbolo tradicional dos costumes gaúchos, torna-se um objeto de valor nas mãos do artesão Altamir Oliveira. Proprietário da Arte Única, Altamir produz artesanato em porongos, fabricando cuias, porta erva, porta jóias, cofrinhos e casas para passarinhos.
O ofício começou a ser desenvolvido em 2007, quando era funcionário de uma empresa do ramo na localidade de Água Boa. Lá, Altamir foi ganhando experiência e de destacando pela criatividade na ornamentação das cuias. Como sempre teve habilidade para desenhar, o jovem artesão começou a aplicar sua arte no porongo e a partir daí foi desenvolvendo uma pequena coleção pessoal de cuias personalizadas.
“Foi por incentivo do ex-subprefeito de Arroio do Só, Alex Tronco, que tomei coragem de investir na ornamentação de cuias como profissão. A primeira vez que tirei minha coleção de casa foi para expor na Festa do Porongo e do Leitão Assado, evento tradicional no distrito”, comenta Altamir.
Como a repercussão e aceitação dos produtos foram favoráveis, o artesão decidiu então se desligar da fábrica de cuias e partir para negócio próprio, desenvolvendo a Arte Única, pequena empresa que se destaca na ornamentação de cuias com a técnica da pirogravura (arte de desenhar sobre uma superfície de madeira ou couro com uma ponta incandescente ou uma chama fina). As encomendas foram aumentando e há cinco anos Altamir participa de feiras e exposições.
Atualmente, o artesão produz cerca de 100 cuias por mês. É um trabalho minucioso e detalhista, por isso, cada peça leva em torno de 4 a 5 horas para ser finalizada. “Dependendo do desenho, levo um dia ou mais para terminar. Meu material é a cuia bruta. Preciso lixar e tratar do material para depois gravar os desenhos”, afirma.
Participação no Pátio Rural veio através de convite
“Foi na ocasião da festa em Arroio do Só que a professora Norma Moesch, secretária de Turismo, conheceu meu trabalho e me convidou a expor no Pátio Rural”, explica. O artesão já esteve presente em oito edições do evento, sempre com as cuias personalizadas que estampam pontos turísticos como a Catedral Metropolitana de Santa Maria, a Gare da Estação, a Vila Belga, a Basílica da Medianeira e o Theatro Treze de Maio. Locais como a Usina do Gasômetro e o Centro Administrativo Fernando Ferrari, ambos em Porto Alegre, também se destacam na produção de Altamir.
“A participação no Pátio Rural ajuda muito a impulsionar as vendas e as encomendas. A divulgação é grande e o trabalho acaba ficando conhecido. Isso aumenta a minha responsabilidade em me aprimorar na técnica e na criatividade. Pretendo continuar participando, com certeza”, conclui.
Para conhecer mais sobre o trabalho da Arte Única, acesse a página no Facebook ou entre em contato pelo e-mail altamir.arteunica@gmail.com
Conheça outros expositores que participam do Pátio Rural no segmento “Artesanato”:
- Artesanato Seeger – Flor e Truco (artesanato em couro)
- Vimonti – Óleos Essenciais (extração de óleos)
- Facas Gaúcha (facas)
- Deise Fassinato (pintura e artesanato)
- George Marchetaria – (técnica de ornamentação de superfícies com materiais diversos)
- Art Cedro (artesanato em madeira)
- Casa das Orquídeas (produção de orquídeas)
- Enxoval de Bebê (roupas de bebê)
- Sonho Real (artesanato em porongo)
- Viveiro Representando a Natureza (cactos e folhagens)
- Marli Weber Artesanato (roupas de bebê)
- Arte Tatto’s (artesanato em madeira)
- Negrini Artesanato (artesanato em porongo)
- Neli (artesanato)
- Sil Artes (artesanato em crochê)
- Lucia Artes (artesanato em biscuit)
- Altamir Pirogravura (pirogravuras em cuias)
- Artesanato Carmem (artesanato)
- Lê Artes (artesanato)
- George Pains (bancos e mesas)
- Rozimeri Santini (madeiras, cuias e tricô)
- Liz Portalet (bonqueira)
- Joca Cáceres (ferro e madeira)
- Beco do Beijos – Mãos de Maria (artesanato)
- Patrícia Avozani (artesanato)
- Lixo e Arte (mosaico com casca de ovo)
- Márcia e Guilherme Bernardes (arte em lã)
- Maria Inês (artesanato)
- Rogério (aves exóticas)
- Rolimã Alexandre (carrinhos)
Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14265)
Fotos: acadêmico de Jornalismo Lenon de Paula
Secretaria de Comunicação e Programação Institucional