Inicial > Notícias > Centro Comunitário do Residencial Dom Ivo...

Notícias

22/07/2016 22/07/2016 15h26m

Centro Comunitário do Residencial Dom Ivo é o primeiro a receber novos equipamentos da Prefeitura


Centro Comunitário do residencial Dom Ivo é o primeiro a receber novos equipamentos da Prefeitura

Os moradores do Residencial Dom Ivo Lorscheiter receberam na manhã desta sexta-feira (22) um reforço de equipamentos para ampliar e qualificar os cursos e atividades desenvolvidas no salão da comunidade. O residencial foi o primeiro a receber os materiais licenciados pela Prefeitura de Santa Maria, que chegarão a outras comunidades.

Os servidores da Secretaria de Município de Habitação e Regularização Fundiária junto com secretario da pasta, Wagner Bitencourt, realizaram a entrega de quatro ventiladores de teto, bebedouro, freezer, fogão semi-industrial, geladeira, mesa grande oval, 100 cadeiras de pvc, dois armários de MDF e um armário aéreo.

Na ocasião o presidente da Associação dos moradores do Residencial Dom Ivo Lorscheiter, Vilmar de Oliveira, recebeu o termo de permissão de uso dos equipamentos. O presidente destacou a importância dos materiais para a comunidade.

“O trabalho social desenvolvido aqui é muito importante para nós. Por meio das ações desenvolvidas pela Prefeitura muitas pessoas conseguiram empregos ou aumentaram a renda familiar”, ressalta de Oliveira.

Aprendizado, crescimento e renda

De acordo com Wagner Bitencourt mais equipamentos estão sendo licenciado para os residenciais Zilda Arns, Leonel Brizola e Videiras. O secretário ainda destaca a importância das atividades desenvolvidas na comunidade. “Elas vão além de lazer. O objetivo é gerar crescimento, proporcionar aprendizado e ajudar na renda familiar”, reitera Bitencourt.

Além disso, o secretário salienta a relevância dos equipamentos nas ações realizadas no loteamento. “Os materiais vão proporcionar infraestrutura para os trabalhos serem realizados de uma melhor maneira suscitando conhecimento aos alunos”, afirma.

Equipamentos permitirão mais cursos gratuitos

Os equipamentos vão ajudar no desenvolvimento dos cursos, como a oficina de padaria que irá iniciar no mês de agosto. A cuidadora de idosos, Dalva Machado, 50 anos, reside há dois anos no loteamento e já está inscrita para o curso de padaria. Como o seu trabalho é à noite, Dalva aproveita para fazer os cursos oferecidos pela Prefeitura realizados no salão da comunidade.

“Atualmente estou fazendo o curso de corte e costura, mas já fiz outras oficinas como o de manicure, tricô e agora vou fazer o de padaria. A oportunidade é ótima, tem ajudado a aumentar minha renda, além de adquirir conhecimentos em outras atividades”, garante Dalva.

Parceria oferece cursos em material gratuito à comunidade

As oficinas realizadas no Residencial do Ivo Lorscheiter são promovidas pela Prefeitura de Santa Maria por meio do convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). O trabalho é realizado há nove meses e já ocorreram cursos de manicure, corte e costura, recepcionista, cuidador de idoso. Para participar é necessário ser morador do residencial e comparecer até o salão comunitário e realizar a inscrição.

Os cursos são gratuitos e é fornecido todo material, no final os trabalhos produzidos ficam para os alunos. Também é fornecido pelo SENAC certificados de acordo com a carga horária do curso.

Atividades acompanhadas do Plantão Social

Segundo a Assistente Social e responsável pela elaboração dos projetos sociais do Programa Minha Casa, Minha vida desenvolvida pela prefeitura, Ivone Fontoura, o projeto atende as 578 famílias. Outro trabalho realizado é o Plantão Social, a comunidade pode pedir encaminhamento de documentos para a Fundação Gaúcha de Trabalho e Ação Social (SINE) e outros trabalhos como Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro Especializado de Assistência Social (CREAS) e Conselho Tutelar. Por isso, a participação importante e pontual dos profissionais da Secretaria de Município de Desenvolvimento Social no processo.

Um equipamento para a comunidade

O salão está à disposição da comunidade das 8h às 14h de segunda a sexta-feira. Conta também com a participação de terapeuta ocupacional na qual é realizadas ações com crianças, mulheres e idosos nas segundas, quintas e sextas-feiras.

Residencial Dom Ivo

O Residencial Dom Ivo Lorscheiter conta com 578 unidades habitacionais geminadas e uma unidade básica de saúde, que atenderá os moradores da região. Este residencial também localiza-se na Estrada Municipal Eduardo Duarte, no Bairro Diácono João Luiz Pozzobom, próximo ao Residencial Zilda Arns e à Vila Maringá.

Em novembro de 2013 foram sorteados 578 titulares e 289 suplentes. O sorteio foi realizado de forma a atender à Portaria nº 595 e o Decreto Municipal nº 048, preservando 75% do residencial para o Grupo I (5 a 6 critérios) e 25% destinado ao Grupo II (1 a 4 critérios), além de 3% para portadores de deficiência.

A entrega das chaves do Residencial Dom Ivo Lorscheiter aconteceu em dezembro de 2014. Os valores das parcelas, assim como dos outros residenciais do Programa Minha Casa Minha Vida referem-se a 5% da renda declarada do morador.

Texto: acadêmica de jornalismo Keila Marques
Supervisão: Fabricio Minussi (MTB 11.110)
Fotos: João Vilnei / Prefeitura

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial