Inicial > Notícias > Em meio a ação de conscientização,...

Notícias

21/06/2016 21/06/2016 17h12m

Em meio a ação de conscientização, Secretaria de Meio Ambiente flagra descarte irregular de resíduos


Em meio a ação de conscientização, Secretaria de Meio Ambiente flagra descarte irregular de resíduos

 A Secretaria de Município de Meio Ambiente (SMA) flagrou, na tarde desta terça-feira (21), uma tentativa de descarte irregular de resíduos sólidos na Estrada Angelin Bortoluzzi, que dá acesso ao Hotel Fazenda Pampas, no Bairro Camobi. O ato ocorreu no exato momento em que o secretário Antonio Carlos de Lemos, a secretária-adjunta da Pasta, Fernanda Chagas e técnicos da secretaria realizavam a instalação de placas para conscientizar a população sobre o descarte correto dos resíduos oriundos da construção civil, entre outros.

As placas, cuja instalação foi intensificada nesta tarde, carregam a frase “Seja Responsável, Coloque o seu Lixo em Local Adequado”, além de fornecer um número para denúncia 39217151. De acordo com o secretário, o flagrante atesta a necessidade de mais campanhas e ações preventivas. “Nós estamos fazendo um trabalho para conscientizar os empreendedores e os moradores do entorno das áreas que estão sendo utilizadas de forma equivocada, com a colocação de resíduos”, comenta Lemos.

A ação irregular, segundo o secretário, somente reafirma a necessidade de que o trabalho seja intensificado. “Estas pessoas não têm consciência do que fazem, cometendo danos ambientais profundos”, lamenta Lemos. O titular da pasta do Meio Ambiente informa que os responsáveis pelo descarte serão enquadrados na legislação ambiental municipal, com notificação, multa e as demais penalidades da lei. “Precisamos sustar este tipo de atitude”, assevera.

Instalação das placas se concentrou no bairro Camobi

A nova sinalização busca minimizar as ações de descarte de resíduos sólidos urbanos e suburbanos, em locais inadequados. As placas alertam para a responsabilidade da comunidade com relação a estas áreas que comumente recebem lixo urbano impróprios para estes locais. No total, são 100 placas que foram confeccionadas pelo município, por meio de empresa terceirizada, selecionada por licitação pública, com a utilização de recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente. O secretário explica que a medida foi tomada em consonância com projeto aprovado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente, que se alia às medidas saneadoras da administração municipal, visando orientar as comunidades para o problema do lixo irregular.

A colocação do material irá obedecer a um roteiro que inclui áreas do município, da zona urbana e rural, onde o problema é mais recorrente e causa prejuízos tanto aos moradores quanto ao meio ambiente. Na tarde desta terça, a instalação iniciou pelo bairro Camobi. O primeiro local a receber a placa de conscientização foi a Estrada Angelin Bortoluzzi, que dá acesso ao Hotel Fazenda Pampas. Também serão instaladas mais placas na estrada de Pains, na Praça Miguel Meirelles, na Cohab Fernando Ferrari. (Confira o roteiro abaixo)

Outras áreas da cidade já ostentam as placas de conscientização, como Distrito Industrial de Santa Maria, a Avenida Liberdade, ao lado do Cemitério Ecumênico; a Estrada do Perau; o Parque da Jockey Clube; a Praça dos Bombeiros; a Praça Saturnino de Brito; a Estrada de acesso a São Valentim, o Centro Desportivo Municipal e a Praça Nonoai.

Confira as áreas que receberão placas de conscientização

1-Camobi - estrada dos Pains, Praça Miguel Meirelles, Cohab Fernando Ferrari, Residencial Santa Lúcia, entrada do Hotel Fazenda Pampas

2- Centro-Norte- Rua Suzana com Euclides da Cunha, Bairro Itararé; Ponte da Salgado Filho; Rua Fernandes Vieira; Centro Comunitário Vila Kennedy; Invasão Km 2;  Avenida Dom Ivo Lorscheiter com Ernesto Becker; Avenida Maestro Ribas; Cadena

3 - Estrada Eduardo Duarte, Passo das Tropas

4 - Parque Pinheiro Machado: Rua Rio Grande do Norte, Posto da Brigada Militar, no Bairro Tancredo Neves; Rua Marfisa Franco Rosa; Residencial Piratini

5 – Bairros Santa Marta e Nova Santa Marta: Rua Dez, área verde na Rua Secundária; Praça Alto da Boa Vista; Distrito Industrial.
 

Texto: Jornalista Vera Jacques (MTb 5.972)
Fotos: João Alves (MTb 17.922)

 

 

 

Documentos

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial