Inicial > Notícias > Prefeito fala para alunos do Sant´Anna...

Notícias

25/05/2016 25/05/2016 17h14m

Prefeito fala para alunos do Sant´Anna sobre o patrimônio arquitetônico do Centro Histórico


Prefeito recebe alunos do Sant´Anna e fala sobre o patrimônio arquitetônico do Centro Histórico

O prefeito Cezar Schirmer recebeu no final da manhã desta quarta-feira (25) a visita em seu gabinete de um grupo de 80 alunos do Colégio Franciscano Sant´Anna. A turma do 2º ano do Ensino médio, coordenada pela professora de Artes, Catiusca Dotto, esteve no Edifício João Fontoura Borges (Prédio da SUCV) para conferir, in loco, os detalhes da arquitetura de edificação localizada no Centro Histórico de Santa Maria.

O Edifício João Fontoura Borges, onde antigamente funcionava a Socidade União dos Caixeiros Viajantes (SUCV), desde 2011 abriga a sede do Governo Municipal. Fundado em 1926, o prédio é exemplo de ecletismo arquitetônico no Estado.

Ao receber os estudantes, Schirmer falou sobre as peculiaridades da arquitetura que predomina nos prédios localizados ao longo da Avenida Rio Branco. “A Avenida Rio Branco tem o segundo maior conjunto contínuo de Art Decor das três Américas. Isso precisa ser valorizado e divulgado”, comentou o prefeito. Schirmer também elencou as ações desenvolvidas pela Administração Municipal no sentido de revitalizar o Centro Histórico da cidade.

“Resolvemos um problema crônico nessa região, com a transferência dos camelôs e comerciantes informais para o Shopping Independência. Revitalizamos a Avenida Rio Branco e a Vila Belga e aprovamos na Câmara de Vereadores um projeto que concede incentivos para quem se estabelecer nesse local, preservando as suas características. Isso é muito relevante sob o ponto de vista histórico e merece ser ressaltado nos bancos escolares”, disse Schirmer.

A professora Catiuscia Dotto, que também é coordenadora do Simpósio Internacional de Escultores de Santa Maria explica que na disciplina de Aetes, os jovens estudam os prédios históricos de Santa Maria e depois vistam os locais, onde apresentam aos colegas o que pesquisaram. A atividade se concentrou inicialmente no Salão de Atos, onde acontecem os principais eventos do Governo. Em seguida, os estudantes conheceram as demais dependências do Prédio da SUCV.

Além do Edifício João Fontoura Borges, o roteiro dos acadêmicos também inclui o Theatro Treze de Maio, a Catedral Metropolitana e o Edifício Mauá, entre outros prédios do Centro Histórico. “É uma forma de valorizar o nosso patrimônio histórico”, confirma Catiúscia. Um dos pontos que chamou mais a atenção da professora e dos alunos é o elevador do prédio, um dos mais antigos em funcionamento na cidade.

A aluna Amanda Arruda, de 15 anos, diz que achou “bel legal” a visita. “Gosto bastante do jeito como as paredes foram feitas. Também gosto do elevador, que tem 60 ano e funciona bem”, avalia a estudante.

Texto: Vera Jacques (colaborou Fabricio Minussi)
Fotos: João Vilnei e Fabricio Minussi

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial