Inicial > Notícias > Às vésperas dos dois anos da...

Notícias

01/05/2016 01/05/2016 10h38m

Às vésperas dos dois anos da municipalização gestão do Aeroporto recebe conceito máximo da Anac


Aeroporto municipalizado, conquista consolidada por muitas mãos e por uma virtuosa vocação de futuro.

Uma equipe da Prefeitura de Santa Maria realizou na última semana a  limpeza e corte de grama no Aeroporto Municipal. Houve poda da vegetação rasteira da rodovia de entrada do Aeroporto e na frente do terminal de embarque e desembarque.

Conforme o gerente de segurança operacional Ogier Rosado, a limpeza faz parte de uma série de reparos que serão realizados no espaço. “Pretendemos instalar um parque para as pessoas que caminham por aqui, com uma pracinha”, afirma.

A municipalização do terminal civil de passageiros ocorreu no dia 9 de julho de 2015, mas as primeiras tratativas ocorreram há 5 anos. Desde então cabe ao município a tomada de decisões em questões que envolvam o aeroporto.

Aeroporto municipalizado, conquista consolidada por muitas mãos e por uma virtuosa vocação de futuro

O terminal conta hoje com melhorias na área de check in e depósito, instalação de raio-x e esteira para as bagagens, sala de espera e banheiros, além de espaços destinados à restaurante, lojas de companhias aéreas e de aluguel de carros. O controle de tráfego, Bombeiros e regulação da pista segue sob responsabilidade da Base Aérea de Santa Maria (Basm).

“Hoje estamos com uma equipe bem instruída e que cumpre com as exigências da Anac , como a formalização do credenciamento, instalação de raio-x e concepção dos manuais operacionais”, afirma o gerente de segurança aeroportuária Aleques Martins.

A equipe passou por treinamentos operacionais ministradas pela própria Anac e foram submetidos à uma avaliação, cuja aprovação foi de 100%. Ainda conforme Aleques, “foi uma surpresa para a ANAC, pois a média de aprovação nessa avaliação é de 38% nos aeroportos brasileiros”.

Texto: acadêmico de Jornalismo Lenon de Paula
Supervisão e revisão: Fabricio Minusssi (MTB 11.110)

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial