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27/04/2016 27/04/2016 14h34m

Prefeito homologa resultado da licitação da coleta de resíduos convencionais e conteinerizados


Prefeito homologa resultado da licitação da coleta de resíduos convencionais e conteinerizados

O prefeito Cezar Schirmer homologou no final da tarde desta terça-feira (26) o resultado da licitação de escolha das empresas que farão a coleta conteinerizada e convencional de resíduos domésticos em Santa Maria. A homologação se deu após analise realizada pela Comissão de Licitação de recurso interposto por empresa concorrente, quanto ao resultado do item dois do processo, correspondente à coleta de resíduos convencionais. Não foi dado provimento ao recurso e o processo licitatório foi concluído.

O próximo passo será a assinatura do contrato com as empresas vencedoras, para que elas possam assumir os serviços ora executados pela empresa Revita. Para que a operação não sofresse descontinuidade a Prefeitura concedeu aditivo ao contrato inicialmente celebrado com a Revita, e que se encerra em 27 de setembro.

No entanto, segundo o secretário de Município de Meio Ambiente, Antônio Carlos Lemos, a mudança do operador ocorrerá tão logo a Prefeitura faça o contato com as empresas vencedoras da licitação para que sejam apresentados os cronogramas de transição com a Revita.

“Precisamos saber como será a ampliação do número de contêineres, a atuação da frota destas novas empresas e o cronograma de funcionamento de todos os serviços previstos no edital. Em seguida será assinado o contrato para que estas empresas assumam a operação na cidade e rescindi-se o contrato com a Revita. A troca do operador deve ser promovida de forma a preservar a continuidade da coleta na cidade, agregando novos serviços à população”, explicou Lemos.

O secretário acrescenta que na transição as empresas vencedoras terão que oferecer todas as condições que permitirão a obediência ao previsto no contrato. Só após essas garantias é que será dada a ordem de serviço para o início das atividades. Após, será dado prazo de trinta dias para que a Revita encerre as operações com a Prefeitura. Nesse meio tempo as novas operadoras devem estar instaladas na cidade e funcionando conforme previsto no edital.

A Secretaria de Município de Meio Ambiente está recomendando às empresas vencedoras que façam contato prévio com a direção da Revita, a fim de se atualizarem sobre a planta municipal e outras providências dentro dos trabalhos de transição. Da mesma forma, Lemos está agilizando uma agenda dos representantes das duas empresas licitadas com o prefeito Cezar Schirmer, para que os novos prestadores de serviços sejam formalmente apresentados.

Mais contêineres e novos serviços. Conheça as empresas

A empresa Cone Sul Soluções Ambientais (Porto Alegre) venceu o certame para a prestação de serviços de coleta e transporte de resíduos sólidos domiciliares conteinerizados. O valor apontado foi de R$ 9 milhões. Já a empresa Sustentare Saneamento (São Paulo) foi a vencedora da concorrência para a coleta convencional e transporte de resíduos domiciliares e públicos. O valor apontado foi de R$ 14,3 milhões. As duas empresas detentores das melhores propostas financeiras assumirão os serviços pelo prazo de dois anos, podendo ser renovado por mais três anos.

O prefeito Cezar Schirmer reforçou que, com a nova licitação, Santa Maria terá ampliada a coleta convencional e conteinerizada. “Também estamos agregando novos serviços, como a coleta de bens inservíveis”, citou o prefeito.

A licitação prevê a substituição de todos os 500 contêineres já instalados por equipamentos novos, e serão distribuídos mais 100 unidades pela cidade, principalmente na Av. Fernando Ferrari e na Rua General Neto.

- No edital está prevista também a instalação de contêineres de baixo custo e fácil manuseio, inteiramente de plástico em diversos pontos públicos municipais, como escolas, postos de saúde e demais prédios públicos.

- Da mesma forma a Prefeitura também passa a disponibilizar à população a coleta de bens inservíveis e de animais.

- O edital também trás novas exigências. Diferentemente do contrato em vigor, está previsto que a coleta de lixo seja realizada em zonas de descarte irregular e grandes focos de lixo. O objetivo é eliminar e coibir o surgimento de focos com grande volume de resíduos ou espalhados pela cidade.

Texto: Fabrício Minussi (MTB 11.110)
Foto: Arquivo / Prefeitura

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