Inicial > Notícias > Volta às aulas: Smed faz ajustes...

Notícias

22/02/2016

Volta às aulas: Smed faz ajustes ante o aumento no número de matrículas e demandas administrativas


“É inegável e absolutamente visível o esforço empreendido pela prefeitura para atender as demandas da educação no âmbito de políticas públicas municipais em uma cidade que é caracterizada pelo ensino diversificado e qualificado”, sustenta a secretária de Educação Silvana Guerino, em referência ao início de mais um ano letivo em que as demandas das escolas da rede municipal são confrontadas com um cenário caracterizado pelo aumento significativo no número de novos alunos nas 77 escolas da Rede Municipal de Ensino.

A afirmação da professora secretária propõe a compreensão desse cenário surpreendente, no qual se inserem 31 novas turmas, com um acréscimo de 775 novos alunos, com tudo o que isso possa acarretar em novas exigências para os setores pedagógico e administrativo.  

“Acabamos de empossar 223 professores, o que elevou para uma marca de 522 professores nomeados nos últimos seis meses, processo que traduz um esforço gigantesco, histórico e não comparável em nenhum outro município de porte do nosso”, defende a secretária Silvana, acerca do avanço no quadro de professores para exercício de atividades em sala de aula.

Por outro lado, a secretária de Educação reconhece que o aumento substancial de demandas também trouxe, na mesma proporção, a necessidade de novos serviços administrativos e pedagógicos como no quadro de servidores de apoio para as escolas e também para eventuais reformas e a manutenção de espaços de convivência nas escolas. “Naturalmente que estamos em um período de ajustes, estamos potencializando ao máximo nossos recursos, fazendo um levantamento do quadro de necessidades para avaliarmos quais decisões adotaremos para essas demandas”, justifica.  

A Secretária de Educação procura mostrar que a sua pasta tem procurado superar as adversidades burocráticas que sempre envolvem prazos dilatados para a execução de reformas ou contratação de serviços.

Reforma na Escola Municipal Duque de Caxias

A escola atende cerca de 550 alunos e alunas que frequentam educação infantil, ensino fundamental e EJA.  Foi realizada a reestruturação interna: 11 salas foram reformadas, todo o telhado e a rede elétrica foram alterados e a biblioteca recebeu um novo espaço. Também foram adquiridas mobílias novas, como mesas, cadeiras, mesas para os professores e quadro negro. O último passo é a revitalização da área verde da escola, que se transformará em um jardim e um pátio recreativo para as crianças.

Reformas nas escolas atingidas por temporais

No último dia 19, o Prefeito Cezar Schirmer assinou contratos com as empresas responsáveis pela reforma de mais três escolas do município, afetadas pelos temporais de outubro de 2015: a EMEF Euclides da Cunha, localizada na Vila Carolina; a Emei Casa da Criança, no Bairro Noal e EMEF Adelmo Simas Genro, localizada no Bairro Nova Santa Marta. O total investido pelo município será de R$ 69,3 mil.

Reforma de escola no Passo da Ferreira

Destelhada no dia 13 de outubro de 2015, o refeitório da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) João Hundertmark, no distrito de Boca do Monte, teve o início da reforma na última quinta-feira (18) e consiste na reconstrução da cobertura e colocação de forro, substituição do piso existente por um novo de porcelanato e novo acesso ao prédio. O investimento total do município será de R$ 27,5 mil, para uma área construída de 54 metros quadrados. O prazo estimado para conclusão é de cerca de um mês. A escola rural tem 225 alunos, da Pré-Escola até o 9º ano.

Todas as salas de aulas com ar-condicionado

A Escola Aracy Barreto Sachis começou o ano mostrando uma estrutura exemplar, com pintura nova, aumento de três turmas e quadro de professores completo, todas as salas foram equipadas com ar-condicionado e abriu um esforço coletivo em uma campanha para a construção do ginásio de esportes.

Transporte escolar no interior

A Smed também assegura o transporte coletivo de alunos em dois roteiros diferentes no interior do município e, também após um período de adaptação dos roteiros, as empresas contratadas devem regularizar os respectivos percursos de embarque dos alunos.

A Secretária Silvana Guerino reiterou a sua recente manifestação, quando da posse dos gestores das escolas da rede municipal, reconhecendo-lhes a autonomia e o empenho, compromisso, criatividade e liderança de cada gestor, como meio de ampliar a escala de soluções para os avanços que protagonizem as transformações esperadas em cada área da política educacional”, concluiu.

 

 

André Campos
Fotos: Arquivo João Alves e Carlos Nunes

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial