Inicial > Notícias > Santa Maria no combate ao mosquito:...

Notícias

04/02/2016 04/02/2016 18h07m

Santa Maria no combate ao mosquito: Prefeitura lança campanha de prevenção ao Aedes aegypti


A Prefeitura de Santa Maria lançou oficialmente, nesta quinta-feira (4), a campanha “Dez Minutos Contra Dengue, Zika e Chikungunya”, voltada à conscientização para o combate à tríplice epidemia. O ato, realizado na EMEF Irmão Quintino, contou com a presença do prefeito Cezar Schirmer, autoridades militares do Exército e Aeronáutica, parceiro do poder Executivo nas ações de prevenção, representantes da Defesa Civil Estadual e Municipal, trabalhadores da rede municipal de Saúde, da Vigilância Sanitária, agentes comunitários de Saúde e integrantes do Conselho Municipal de Saúde.

O chefe do Executivo destacou que a campanha precisa do engajamento da população para que seus objetivos sejam alcançados. “A prefeitura sempre atuou em campanhas que visam cuida da saúde pública. E nesta, apelamos para a sociedade civil que participe das ações de prevenção para que possamos deixar Santa Maria livre de qualquer risco”, enfatizou.

A secretária de Saúde, Vânia Olivo, afirma que a campanha foi criada com o intuito de sensibilizar a população. “Além de conscientizar que estamos todos juntos no combate ao mosquito, também queremos tornar Santa Maria um exemplo para outros municípios como referência no combate e prevenção destas enfermidades”.

Antes da campanha publicitária ser lançada, no entanto, a prefeitura e Secretaria de Saúde já atuavam no combate ao mosquito. No mês de janeiro e nos primeiros dias de fevereiro foram realizadas capacitações de profissionais que atuam nas unidades básicas de saúde (UBS) e nos pronto atendimento públicos e privados (PA), de militares, de agentes comunitários de saúde e líderes comunitários. Também foi realizado o mapeamento das áreas de risco. Com este trabalho, a prefeitura visitou quase duas mil casas no período de 21 a 28 de janeiro, nos bairros Jucelino Kubitscheck, Nossa Senhora Medianeira e Nossa Senhora de Lourdes.

A próxima etapa da campanha envolverá ações de combate em campo, a partir da vista aos domicílios nas áreas de risco. Serão realizados chamamentos à comunidade utilizando carros de som para avisar quais quadras serão visitadas. Durante a visita domiciliar serão entregues sacos de lixo para coleta de material de risco, além de orientações com entrega de material informativo. Também serão removidos os materiais  coletados no dia anterior. Com este trabalho serão atendidas 328 quadras e 12.895 casas nos três bairros citados. 

A CAMPANHA – Desenvolvida para ganhar as ruas, a campanha “Dez Minutos Contra Dengue, Zika e Chikungunya” orienta a população sobre cuidados a serem tomados no ambiente doméstico para evitar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças. Segundo a orientação, dez minutos por semana dispensados para aplicação das medidas será suficiente para afastar riscos de proliferação do inseto. Serão desenvolvidas ações como distribuição de material informativo com visita aos domicílios situados em áreas de risco; produção editorial em parceria com veículos de comunicação e produção publicitária realizada por meio de anúncios em rádios e jornais.

Os cuidados listados pela campanha são:

- Não deixar água parada
- Manter tampados tonéis e caixas d’água
- Manter calhas limpas e desobstruídas
- Guardar garrafas vazias viradas para baixo
- Manter latas de lixo sempre bem tampadas

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14265)
Fotos: João Alves (Mtb 17922)
Imagens: Divulgação
Secretaria de Comunicação e Programação Institucional

Documentos

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial