Notícias
14/03/2011 15/03/2011 17h50m
Praça do Bairro Rosário será entregue nesta terça (15) à comunidade

Na próxima terça-feira (15), às 19h, os santa-marienses poderão acompanhar no Bairro Nossa Senhora do Rosário o ato de entrega da Praça Hermenegildo Gabbi, que foi totalmente recuperada pela Administração Municipal. Entre os espaços públicos que a Prefeitura está reformando, a Praça, que fica entre as Ruas Vale Machado e Duque de Caxias, é a primeira a ser apresentada de cara nova para a população. O total de investimentos na Hermenegildo Gabbi foi de R$ 95.317,32, tendo recursos do próprio Executivo e emendas parlamentares.
A intervenção no paisagismo, em geral, contou com a troca da pavimentação, a substituição do meio-fio, a colocação de bancos, instalação de lixeiras, plantio de cobertura vegetal e colocação de luminárias, lixeiras e orelhões, na área que compreende 630,90 metros quadrados.
No dia 22 de março, também às 19h, uma solenidade já está marcada para apresentar a Praça Dom Antonio Reis totalmente remodelada aos moradores da região. A área de 3.937,00 metros quadrados ainda vai disponibilizar uma pista de caminhada e um playground. Após estas entregas, será divulgado o cronograma da apresentação dos outros logradouros.
A empresa responsável pelas obras, Betonart Concretos, vem cumprindo o prazo de execução dos serviços em todas as empreitadas, e, em breve, a população conhecerá os outros dois espaços que também foram repaginados: Praça Menna Barreto (mais conhecida como Praça dos Bombeiros) e Elias Salin Farret (Nonoai).
Praça Hermenegildo Gabbi (antiga Clarimundo Flores)
Local: Rua Duque de Caxias esquina Rua Vale Machado - Bairro Nossa Senhora do Rosário
Área da Praça: 630,90 m²
Total de recursos: R$ 95.317,32
O que foi feito:
Pavimentação: Deverão ser removidas todas as pavimentações existentes, sendo substituídas por calçadas contínuas, tendo como objetivo garantir a livre circulação de pedestres, incluindo pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.
Meio-fio: Todo meio-fio delimitando a caixa da rua deverá ser substituído por peça nova, atendendo a altura proposta. No interior da praça, não haverá meios-fios salientes, proporcionando despoluição visual.
Acessibilidade: Criação de espaço com possibilidade, condições de alcance e utilização em sua totalidade por todas as pessoas, inclusive aquelas com mobilidade reduzida.
Rebaixamento de calçadas: As calçadas serão rebaixadas nas esquinas, junto às travessias de pedestre.
Escada: Será redimensionada e dotada de corrimão metálico.
Bancos: Serão utilizados bancos com estrutura metálica, assento e encosto de madeira, sendo os existentes retirados.
Lixeiras: Colocação de lixeiras, em pontos estratégicos para atender às necessidades básicas dos freqüentadores, permitindo limpeza e coleta adequada pelos usuários.
Canteiros: Haverá plantio de forrações diversas a fim de tornar o local mais agradável, permitindo facilidade de manutenção e possibilitando melhoria da drenagem.
Floreiras: Para a contenção de terra a ser utilizada no recobrimento das raízes serão utilizadas floreiras pré-moldadas de concreto, servindo como muro de contenção.
Luminárias: Distribuição de luminárias, ajudando a aumentar a segurança e tornando o local de convivência agradável também durante a noite.
Abrigo de ônibus: Será retirada a atual cobertura, sendo o modelo substituído e posicionado futuramente no local proposto.
Marco de pedra: A pedra existente deverá permanecer no local, sendo que os dados da placa indicativa deverão ser atualizados.
Texto: Maria Luiza Guerra
Foto: João Vilnei e Carlos Roberto Nunes