Inicial > Notícias > Prefeito mostrou a visitantes europeus a...

Notícias

03/11/2015 04/11/2015 16h46m

Prefeito mostrou a visitantes europeus a base social que dá vida ao ‘Natal do Coração’


O prefeito Cezar Schirmer apresentou aos visitantes a proposta contida no Projeto Natal do Coração

Encerrou-se no domingo (01) com um espetáculo dos chamados Grandes Grupos na catedral Metropolitana, o Harmos 2015, um evento com características de curso, festival e simpósio, que busca alcançar nível de excelência artística, receptividade e visibilidade para jovens músicos talentosos como intérpretes de referência a nível internacional.

O evento também mantém um intercâmbio entre instituições de nível superior e inseriu não somente a UFSM como a cidade de Santa Maria em um contexto de centros culturais consolidados. De maneira a abrir novos espaços e atingir novos públicos na interpretação musical e nas criações de todas as formas de expressão musical, em uma perspectiva multidisciplinar, inclusive com interfaces entre as artes, especialmente as performáticas, conforme informações da secretária de Cultura, Marília Chartune e da secretária Adjunta do Turismo, Enira Trindade.

A ideia que se projetou e realizou para o HARMOS Brasil 2015, em Santa Maria, foi uma mescla das duas modalidades de festival que são realizados em Portugal, o HARMOS Classical um festival com um viés predominantemente clássico-camerístico, porém com aproximações e interfaces com a modalidade HARMOS Plural que é um evento mais abrangente e popular, em três dimensões de atividades: curso, festival e simpósio. As categorias dos participantes foram para convidados e alunos ativos e ouvintes.

O prefeito Cezar Schirmer prestigiou o evento, que recebeu no Salão de Atos da Prefeitura (SUCV) um dos espetáculos musicais, qualificou como uma “iniciativa que acentua Santa Maria como cidade de referência cultural e empresta identidade de excelência no nível superior em suas diferentes formações disciplinares”.

Visitantes e o Natal do Coração

O prefeito Cezar Schirmer apresentou aos visitantes a proposta contida no Projeto Natal do Coração, que “traz em seu interior, além da celebração da vida e da elevação de valores humanos e cristãos, o senso de cidadania, do social e da sustentabilidade ambiental, uma vez que organiza coletivamente grupos comunitários, então individualizados, em torno do reaproveitamento de materiais recicláveis para, por meio de oficinas de artesanato, empreenderem técnicas criativas que pelos efeitos de recortes, cores e luzes comporão uma ornamentação que acolherá o espírito natalino em uma série de atrações culturais locais”, explicou o chefe do Executivo, ao que foi bastante elogiado pela iniciativa.

O HARMOS é promovido pela Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto (ESMAE-IPP), Portugal, e é um evento, sob o selo EFFE – Europe for Festivals, Festivals for Europe – iniciativa da European Festivals Association. O Festival possui um conceito único em toda a Europa, que reúne artistas dos cinco continentes e alunos e professores das melhores escolas superiores de Arte do mundo.

 

André Campos (MTb. 10.790)
Fotos: Rogério Carvalho de Assis Brasil 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial