Inicial > Notícias > Em reunião, prefeito Schirmer recebe relatórios...

Notícias

13/10/2015 13/10/2015 16h52m

Em reunião, prefeito Schirmer recebe relatórios dos danos causados pela chuva em Santa Maria


O prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, convocou reunião extraordinária com o secretariado, na manhã desta terça-feira (13), para avaliar e discutir os danos causados pelas fortes chuvas no município. Acompanhado pelo vice-prefeito, José Haidar Farret, o chefe do Executivo recebeu relatórios das pastas envolvidas diretamente com as ações emergenciais aplicadas pela prefeitura nos últimos dias.

Schirmer pediu que a situação continue sendo monitorada nos próximos dias, visto que os institutos de meteorologia estão prevendo mais chuva na região a partir de quarta-feira. “A força tarefa que está sendo realizada deve ser mantida. A previsão de mais chuva nos coloca em alerta”, afirmou. Os secretários apresentaram relatórios ao prefeito, apresentando levantamentos e ações emergenciais já realizadas, tanto na área urbana quanto rural.

De acordo com o secretário de Ação Comunitária, Adelar Vargas, 423 casas foram atingidas no perímetro urbano e outras 300 residências ficaram ilhadas no Passo do Verde, totalizando 723 moradias prejudicadas pelos 286 milímetros de chuva registrados nos últimos dias. Segundo a Defesa Civil, neste momento há 32 famílias desabrigadas e alojadas em centros comunitários e 104 estão em casa de parentes. Adelar Vargas também relatou que, nos últimos dias, cerca de 50 toneladas de lixo foram depositados nas ruas. No entanto, a prefeitura, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e de Infraestrutura, Obras e Serviços, já está recolhendo e dando descarte adequado aos entulhos.

Em um relatório prévio, a Secretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços informou ao prefeito que 80% das estradas do interior foram danificadas, 24 pontes foram levadas pela água e 28 bueiros que dão acesso à galerias foram destruídos, fora os locais onde as frentes de trabalho ainda não conseguiram chegar. Segundo o secretário Tubias Calil, a pasta está atuando com cinco frentes de trabalho em diversas regiões de Santa Maria, para sanar os danos de forma emergencial. “Acreditamos que será necessário de seis a sete meses para a recuperação total do que foi danificado, se o clima nos der condições. Só no interior foram aproximadamente 400 km de estradas prejudicadas”, explicou.

Na Educação, de acordo com o relatório prévio apresentado pela secretária Silvana Guerino, todas as escolas municipais estão fechadas nesta terça-feira (13), em função do feriado antecipado pelo Dia do Professor. “Isto nos dá condições de vistoriar os locais para avaliar os estragos. Sabemos que 15 escolas foram atingidas e já vamos ter um condições de apresentar um levantamento mais completo a partir desta quarta-feira (14)”, informou.

Na pasta do Desenvolvimento Social, segundo o relatório apresentado pela secretária Margarida Mayer, quatro grupos de assistentes sociais estão visitando as pessoas atingidas. Mais de 200 famílias foram atendidas e cadastradas durante o último final de semana. “Entre as ações, estamos identificando cada caso. Como plano emergencial, fazemos o encaminhamento de documentos perdidos ou extraviados e monitoramos a entrega de donativos. Tudo o que está sendo arrecadado é distribuído a partir do cadastro realizado pela pasta”, explica a secretária.

O secretário de Transportes do Estado, Pedro Westphalen, e o diretor-presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Nelson Lídio Nunes, participaram da reunião. 

Rede de solidariedade segue arrecadando doações: necessidade agora são fraldas, agasalhos infantis e material escolar

Por fim, o prefeito recebeu relatórios dos secretários Magali Marques da Rocha (Habitação e Regularização Fundiária) e Rogério Assis Brasil (da pasta de Comunicação e Programação Institucional). Ambos estão coordenando a entrega de donativos no ginásio do Guarany Atlântico. Magali comentou sobre o grande número de voluntários que participaram do trabalho, durante o final de semana. Foram arrecadados até agora mais de cinco toneladas de agasalhos e cobertores, quatro toneladas de alimentos, 80 colchões, mil pares de calçados e centenas de kits de higiene. A secretária destaca que as maiores necessidades, neste momento, são: agasalhos e calçados infantis, material escolar, fraldas, material de higiene e limpeza e alimentos. 

 

Prefeito determina a criação de um comitê

Ainda tratando sobre os danos causados pela chuva, o chefe do Executivo determinou a criação de um comitê formado por engenheiros da prefeitura para avaliar e emitir laudos técnicos. O grupo deverá fazer um levantamento mais específico das demandas para com ele, compor o relatório comprobatório da situação de emergência no município.

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14265)

Fotos: João Alves (Mtb 19722)

Secretaria de Comunicação e Programação Institucional

 

 

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial