Notícias
17/09/2015 17/09/2015 16h56m
Defesa Civil Municipal e Estadual tranquilizam população após tremores de terra, no Chile

Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (17), engenheiros do corpo técnico da prefeitura, representantes da Defesa Civil Municipal e Defesa Civil Estadual deliberaram sobre os reflexos do abalo sísmico ocorrido no Chile na noite desta quarta-feira (16), e que foram percebidos em alguns prédios de Santa Maria.
Após uma avaliação técnica realizada ainda na noite de ontem, ficou constatado pelos engenheiros que as edificações não sofreram nenhum tipo de alteração ou dano em suas estruturas e por isso não representam riscos aos moradores.
De acordo com o coordenador regional de Proteção e Defesa Civil, Major Gerson Freitas Marques, da noite passada até agora, não existem no Brasil registro de tremores de terra. “Além disso, a situação geográfica do país não remete à possibilidade de abalos sísmicos”, explica. O major comenta também que as ondas de choque que chegaram até aqui não são suficientes para provocar qualquer tipo de abalo, sendo estas pequenas vibrações na superfície terrestre.
Por isso, durante a reunião ficou decidido entre os órgãos de defesa que não será necessário realizar novas vistorias no município. Caso os moradores dos prédios mais altos percebam alguma anormalidade, a recomendação é que os responsáveis por estes locais entrem em contato com a Defesa Civil Municipal (telefone 55 9149 2379) ou com a Defesa Civil Estadual (telefone 55 3286 1694).
Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14265)
Foto: João Alves
Secretaria de Comunicação e Programação Institucional