Inicial > Notícias > Por oferecer riscos, pé de Ingá...

Notícias

17/09/2015 17/09/2015 14h47m

Por oferecer riscos, pé de Ingá localizado próximo ao Viaduto Evandro Behr dá lugar à Ipês


Muda de Ipê Rosa (Foto: Gardel Silveira)

Nesta quarta-feira (16), a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Santa Maria, removeu um pé de Ingá, localizado na Praça Saldanha Marinho, próximo ao Viaduto Evandro Behr. Servidores realizaram o serviço a partir de um laudo técnico expedido por um engenheiro ambiental da prefeitura (Parecer 775. Confira aqui). De acordo com o documento, a árvore apresentava fissuras e enfraquecimento do caule, apresentando risco de cair. Além disso, o tronco estava bifurcado e inclinando-se sobre a rua.

O laudo registra ainda que a árvore, de grande porte, oferecia riscos aos pedestres que circulam pela praça e também aos automóveis e ônibus que trafegam pela via que passa sob o túnel. Portanto, o documento levou em conta a prevenção e orientou à secretaria a fazer a substituição do Ingá. No local foram plantados dois pés de Ipê Rosa.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Antonio Carlos de Lemos, a Praça Saldanha Marinho deve passar por uma revitalização paisagística. “Estamos programando uma ação na praça para cuidar das árvores, subir suas copas e realizar poda preventiva. Algumas espécies estão atingindo fios de luz e isso passa por questões de segurança”, comenta Lemos.

Concomitante ao plantio dos pés de Ipês na Praça Saldanha Marinho, a Secretaria de Mobilidade Urbana, em parceria com o projeto “Verde que te quero verde”, realizado pelo Jornal A Razão e Fepagro, distribui mudas nativas aos motoristas que trafegavam pela Rua Venâncio Aires (em frente à SUCV), durante mais uma ação do programa Balada Segura. Leia mais aqui

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14265)

Fotos: Divulgação (Secretaria de Meio Ambiente) e Gardel Silveira

Secretaria de Comunicação e Programação Institucional

 

Documentos

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial