Inicial > Notícias > Praça Saldanha Marinho terá ações de...

Notícias

28/08/2015 28/08/2015 17h16m

Praça Saldanha Marinho terá ações de conscientização sobre a Esclerose Múltipla, na segunda (31)


Atividade será realizada na segunda, na Praça Saldanha Marinho

Dia 30 de agosto marca o Dia Nacional e Municipal de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla (EM). Um estudo de prevalência da EM no Rio Grande do Sul aponta uma média de casos diagnosticados por habitantes, significativamente maior, que o resto do Brasil. Enquanto a média nacional é entre 15 e 18 casos de EM para cada 100 mil habitantes, em Santa Maria (RS) foram levantados 27 casos. A doença atinge cerca de 2,5 milhões de pessoas no mundo, sendo que 35 mil são brasileiras.

Em Santa Maria, uma programação especial, alusiva à data, foi agendada para a próxima segunda-feira (31), na Praça Saldanha Marinho, das 10h às 17h, promovida pela Associação dos Portadores de Esclerose Múltipla de Santa Maria e Região (Apemsmar). Entre as atividades, será realizado um Circuito de Sintomas, com a possibilidade da população experimentar os sintomas da  esclerose múltipla; orientações jurídicas, Psicologia, Terapia Ocupacional e Assistência Social, além de informações sobre a aquisição de medicamentos de alto custo e cadastramento na Apemsmar.

A população que for à praça, à tarde, poderá usufruir de serviços como verificação de pressão arterial, orientações com educador físico do Sesc, dicas de beleza e demonstrações de quiropraxia. Também haverá Momento Cultural, com apresentação das crianças da Orchestrarium, show com Patrick Cortes e Coletivo entre Autores. Durante todo o dia terá água quente e erva-mate. “Venha matear conosco e conhecer um pouco mais sobre a Esclerose Múltipla”, convidam os coordenadores do evento.  

 

Texto: Jornalista Vera Jacques (MTb 5.972)
Foto: Arquivo/Prefeitura


 

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial