Inicial > Notícias > Preparativos para receber o Fogo Simbólico,...

Notícias

28/08/2015 28/08/2015 11h35m

Preparativos para receber o Fogo Simbólico, dia 1º, no Centro Cívico Ulysses Guimarães


Praça Saldanha Marinho e, mais especificamente, o Espaço Cívico Dr. Ulysses Guimarães, passa por uma “revitalização” parcial nesta sexta-feira (28) com a pintura, por soldados da 3º Divisão de Exército, de ambientes que circundam a área de localização da Pira da Pátria.

Simultaneamente, a Comissão Organizadora da Semana da Pátria reuniu-se no espaço cívico para avaliar as ações que serão desempenhadas a partir de terça-feira (1º), quando está previsto o início da programação oficial com a transferência do Fogo Simbólico desde o 2º Batalhão de Operações Especiais da Brigada Militar (BOE) até a Praça Saldanha Marinho.

Integrante da Comissão Organizadora, o Coronel Almeida Rosa, destacou a finalidade do “para definir os últimos detalhes e facilitar o acesso das pessoas ao local de reverência simbólica, de maneira que todos possam participar dignamente do momento inicial das comemorações do Dia da Independência”.

Participaram do encontro autoridades do município, representações dos grupamentos e pelotões do Exército, da Base Aérea e Brigada Militar. Entre as decisões da comissão, definiu-se o roteiro de chegada do Fogo Simbólico ao local, e as condições de permanência da guarda da Pira da Pátria na semana, sendo que durante o dia, das 08h às 18h, estará a cargo do revezamento de grupos de escoteiros locais e a partir das 18h sob os cuidados de militares do Exército e Força Aérea Brasileira.

A programação oficial prevê a chegada do Fogo Simbólico para às 10h.

No dia 3 de setembro, às 8h, será realizada a Solenidade Cívica em Homenagem à Pátria, no Plenário da Câmara de Vereadores.

Para o dia 4, às 15h, haverá Desfile Comunitário no Bairro Tancredo Neves, na Avenida Dr. Paulo Lauda.

Já no dia 5, a Brigada Militar promove solenidade cívico-militar, às 10h30, no Colégio Tiradentes (anexo ao 1º RP Mon)

A programação culmina no dia 07 de Setembro com o Desfile Cívico, 8h, e encerramento no Largo do Planetário da UFSM, com shows a partir das 14h30, Ato Cívico, às 16h30 e
Celebração Ecumênica, às 17h.

Instituições que integram a Comissão Executiva da Semana da Pátria

Integram a Comissão as seguintes instituições e entidades: Prefeitura de Santa Maria; Câmara de Vereadores; 3ª Divisão de Exército; Base Aérea de Santa Maria (Basm); Polícia Rodoviária Federal; Brigada Militar; Comando Regional de Bombeiros; Câmara de Vereadores de Santa Maria; Universidade Federal de Santa Maria; 8ª Coordenadoria Regional da Educação; Câmara de Comércio e Indústria de Santa Maria (Cacism); Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Maria (CDL); 13ª Região Tradicionalista; Arquidiocese de Santa Maria; União dos Escoteiros do Brasil – Seção de Santa Maria.

 

André Campos (MTb. 10.790) e acadêmico de Jornalismo Márcio Fontoura
Fotos: Repórter fotográfico João Alves (MTb. 19.722) e João Vilnei 

Mais Notícias | Página Inicial