Inicial > Notícias > Colegiado do GGI-M discute soluções para...

Notícias

26/08/2015

Colegiado do GGI-M discute soluções para festa de calouros na Praça Saturnino de Brito


Ocorreu na manhã desta quarta-feira (26), mais um encontro de trabalho do Colegiado do Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGI-M). A reunião aconteceu na sede da Superintendência de Proteção Social, Cidadania e Direitos Humanos, localizada na Rua Venâncio Aires, nº 2189, próximo ao Centro Administrativo Municipal. Em pauta, estiveram assuntos como a discussão da semana de festas de recepção aos calouros das instituições de ensino superior de Santa Maria, na Praça Saturnino de Brito; avaliação da Campanha Santa Maria do Bem e a repercussão junto à mídia, além da Campanha de grafitagem nas faixas de segurança da cidade. E, por fim, análise dos registros de ligações atendidas pelo telefone 15, na Central da Guarda Municipal.

No primeiro momento da reunião, foram debatidas soluções quanto à festa dos calouros no início do semestre letivo das universidades. O Comandante do 1º RP Mon, Tenente Coronel Gedeon, ressaltou a importância das medidas, embora paliativas, que foram tomadas para diminuir os transtornos para os moradores do entorno da praça. Por outro lado, manifestou a posição do Comando em resolver definitivamente a perturbação, buscando novos espaços para a realização do encontro. Que, segundo dados do Tenente Coronel Gedeon, os cinco dias de festa reuniram um público de nove mil jovens.

De acordo com o titular da 3ª Delegacia Regional de Policia Civil, Sandro Meinerz, o nível estatístico de violência no local diminuiu. Mas ainda foram registradas 13 ocorrências de roubo a pedestres, oito registros de perturbações e brigas, um homicídio, e um tentativa de homicídio. Para o Delegado, medidas emergenciais precisam ser tomadas para que o evento ocorra em outro local. “Onde tem uma grande aglomeração de pessoas, nós temos que pensar uma solução mais pontual, para conseguirmos dar uma reposta para a população. A Policia Civil está à disposição para colaborar no que for necessário para tentar solver esse problema”, afirma.

O prefeito Cezar Schirmer destacou que a prefeitura tomou as medidas necessárias para que alguns transtornos fossem solucionados. “Na questão do sossego público que muitos questionavam, nós tomamos medidas. Foram instaladas lixeiras, para diminuir a sujeira do local, banheiros químicos foram colocados, instalamos mais luminárias para iluminação pública, fiscalizamos o fechamento dos bares às 22h, além da limpeza do local logo de manhã”, conclui o Chefe do Executivo.

Dentre a solução proposta na reunião é que a festa dos calouros seja realizada em outro local. Dentre os lugares sugeridos estão: a Gare da Estação Férrea, o pátio da Basílica da Medianeira, e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Debate que será tratado no próximo encontro, no qual, uma comitiva do Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGI-M) irá convidar os representantes da Universidade Federal de Santa Maria para discutir soluções para a festa de recepção dos calouros.

Quanto à segunda pauta do encontro, a avaliação da Campanha Santa Maria do bem está com saldos positivos. Desde que a Campanha foi lançada, o número de notificações aumentou, cerca de 19 denúncias, sendo que sete ocasionaram notificações em multas de R$ 2,7 mil o que “mostra que a população está colaborando para coibir com o ato de pichações na cidade”, analisa o secretário adjunto de Comunicação, Luiz Otávio Prates.

Texto: Mariana Pedrozo
Revisão e Edição: André Campos
Foto: Repórter fotográfico João Alves (Mtb 19.722)

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial