Inicial > Notícias > Campanha Santa Maria do Bem: prefeito...

Notícias

10/06/2015 12/06/2015 10h46m

Campanha Santa Maria do Bem: prefeito veste a camiseta e propõe ações positivas contra a pichação


Na manhã desta quarta-feira (10), a Prefeitura de Santa Maria, por meio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) e Associação dos Veículos de Comunicação de Santa Maria, realizou o lançamento oficial da campanha “Santa Maria do Bem”, voltada a conscientizar os santa-marienses sobre a prática da pichação, através de ações educativas e de incentivo à produção de arte urbana em espaços cedidos. O encontro aconteceu no Salão de Atos da SUCV, com a presença do prefeito Cezar Schirmer, autoridades, convidados e imprensa.

O lançamento, transmitido ao vivo por seis emissoras de rádio locais, também foi prestigiado por alunos de escolas de Santa Maria, representando os 19 mil estudantes da rede pública municipal. A apresentação da campanha, elaborada voluntariamente pela agência Pubblicità, composta por ações na imprensa, peças publicitárias e ações positivas junto às escolas e espaços públicos, foi conduzida pelo publicitário Armando Ribas.

Para o prefeito Cezar Schirmer, a campanha terá êxito a partir da conscientização e do engajamento da população, principalmente nas escolas. “Em campanhas deste tipo, ações diretas e efetivas junto às crianças garantem o sucesso dos resultados. Precisamos buscar a sensibilização das crianças para o exercício da cidadania, para sermos uma cidade do bem”.

O presidente da Associação dos Veículos de Comunicação de Santa Maria, Pe. Silvio Weber, destacou o apoio das entidades e instituições que participam da campanha. “A adesão de todos os segmentos, principalmente da imprensa, é fundamental para alcançarmos o objetivo de conscientizar para as boas práticas de convivência”, afirmou.

 

Na ocasião, o prefeito Schirmer anunciou seis medidas que também integram a campanha “Santa Maria do Bem”. São elas:

- Central de Atendimento 153: formado pela Guarda Municipal (GM), Departamento Municipal de Trânsito (DMT) e Conselhos Tutelares, a central telefônica receberá, durante 24 horas, denúncias de vandalismo e pichação. O serviço deverá entrar em funcionamento assim que ocorrer a aprovação dão projeto de lei complementar (nº 8208) que tramita na Câmara de Vereadores, prevista para acontecer até o final do mês junto, de acordo com presidente do Legislativo, vereador Sergio Cechin.

- Lei de Pichações: o projeto de lei complementar nº 8208  está em tramitação na Câmara de Vereadores de Santa Maria. O documento prevê o aumento da sanção administrativa com penas pecuniárias à quem descumprir a legislação.

- Faixa do Bem: serão selecionadas, principalmente no perímetro urbano, algumas faixas de segurança. Estas vão receber intervenções artísticas produzidas por artistas locais. O objetivo, além de alertar para o uso consciente da faixa de segurança, é oportunizar manifestações artísticas a partir da arte urbana.

- Espaço Livre para Grafite: o Poder Público irá destinar espaços urbanos para intervenções artísticas como o grafite, proporcionando a expressão livre de artistas urbanos em espaços concedidos. O projeto piloto prevê, inicialmente, a concessão de três espaços: o ginásio Guarany Atlântico, no bairro Salgado Filho, o Viaduto da Gare e um espaço anexo ao Ginásio Oreco, no bairro Tancredo Neves.

- Edital para o Centro Integrado de Cultura Evandro Behr: a Secretaria de Município da Cultura vai lançar edital para que sejam produzidas obras urbanas em prédios públicos que compõe o Centro Integrado de Cultura Evandro Behr. A exemplo do que já foi feito na Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide, novos projetos serão selecionados para compor painéis em novos locais.

- Prêmio Construindo com Arte: a intenção é reativar o proposto na Lei nº 5259/2009, que instituí o concurso/prêmio “Construindo com Arte Cidade de Santa Maria”, cujo objetivo é premiar anualmente as empreiteiras e construtoras que incentivem e criem arte urbana em seus tapumes e edificações.

Ao finalizar, o prefeito Cezar Schirmer destacou que o objetivo da campanha “Santa Maria do Bem” não é discutir o que é ou não é arte. “Não queremos definir o que é belo ou não, mas sim a concessão de espaços destinados à arte que embeleze a cidade a partir do cumprimento da legislação em relação ao espaço público e privado”, destacou.

 

 

Texto: Jornalista Ana Bittencourt (Mtb 14265)

Fotos: João Alves

Secretaria de Comunicação e Programação Institucional 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial