Inicial > Notícias > Sabor do Coração: há um ano...

Notícias

03/06/2015 03/06/2015 17h14m

Sabor do Coração: há um ano população encontra alimentos produzidos no município, no Centro de SM


Foto: João Alves

O Espaço de comercialização Sabor do Coração, localizado bem na entrada do Shopping Independência, é de dar água na boca. Com um ano de funcionamento, o local oferece aos santa-marienses e visitantes um mix com cerca de 1.300 itens, com produtos como panificados, laticínios, embutidos, doces artesanais, mel, sucos, vinhos, geléias e compotas. Além disso, seguindo uma tendência saudável, o Sabor do Coração abriu espaço em suas prateleiras para as farinhas integrais, grãos, produtos orgânicos e para aqueles sem glúten ou lactose.

O Espaço de Comercialização Sabor do Coração abriu as portas ao público no dia 5 de junho de 2014. A iniciativa foi possível graças a uma parceria entre a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Município de Desenvolvimento Rural (SDR), Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Emater/SM. O ponto de venda é gerenciado pela Cooperativa Mista Agropastoril Terra Santa.

Na avaliação do presidente da Cooperativa, Roger Leal de Avila, o saldo é bem positivo. “Iniciamos com nove fornecedores e hoje temos 43 fornecedores, sendo 35 produtores rurais do município”, ressalta. O presidente acrescenta, que no primeiro mês, após a abertura, as vendas foram boas, mas depois diminuíram. No entanto, a partir de novembro do ano passado a situação voltou a ser animadora. “O faturamento subiu 150% e tem aumentado gradativamente, em torno de 10% ao mês”, comemora.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, também destaca o aumento do número de agroindústrias que se legalizaram e se associaram à cooperativa, e estão comercializando no espaço Sabor do Coração. Menna Barreto ressalta ainda, a melhoria na qualidade dos produtos oferecidos à população. “Eles aumentaram tanto a produção quanto o mix de produtos e também a qualidade da produção, consequentemente aumentaram as suas vendas e estão comercializando cada vez mais”, enaltece o secretário.

Durante este primeiro ano de atividades surgiram algumas surpresas positivas no meio do caminho. Uma delas, segundo Avila, foi o tipo de público. “Tínhamos a idéia de um público de varejo, mas também surgiu um público de atacado”, comenta. O presidente conta que hotéis e restaurantes se interessaram e começaram a adquirir uma quantidade maior de produtos, o que dá mais visibilidade para o produtor. “Abriu mais uma frente de comércio”, comenta. Com base nisto, a cooperativa já planeja desenvolver um projeto junto a estes estabelecimentos para ampliar ainda mais o fornecimento de produtos com o “Selo do Coração”.

O aumento da demanda provocou a ampliação do horário de atendimento ao público. Atualmente o Espaço Sabor do Coração fica aberto de segunda á sábado, das 9h30 às 12h, e das 13h30 às 18h30. “Descobrimos que o sábado é o nosso melhor dia de venda”, constata Avila. “Os resultados estão sendo mais positivos do que nós planejávamos. Hoje nós já somos uma referência para outros municípios”, comemora o presidente.

Planos para o futuro

O projeto foi tão exitoso, que o responsável pelo ponto de venda Sabor do Coração projeta aumentar o número de associados, inserir mais agricultores e aumentar a variedade de produtos. “Principalmente os integrais, e encontrar produtores dispostos a produzir produtos sem glúten e sem lactose”, diz Avila. “Foi um desafio que nós não tínhamos idéia do tamanho dele, nem pelas dificuldades e nem pelos resultados que iríamos atingir. Porém, as dificuldades têm sido vencidas e os resultados positivos estão sendo maiores do que nós planejávamos”, conclui o presidente da Terra Santa.

As agroindústrias que comercializam produtos no Espaço do Coração, no Shopping Independência, são formalizadas e ostentam o “Selo de Origem Sabor do Coração”, que confere aos alimentos a garantia de que são fabricados em Santa Maria, com acompanhamento técnico da Secretaria de Desenvolvimento Rural e da Emater. Todos os produtores também participam do programa Pró-Agroindústria, coordenado pela SDR.

Confira alguns produtos

-Panificados:
pães, cucas, biscoitos, bolachas artesanais e integrais
-Embutidos: salames, lingüiças, copa
- Doces: chimias, geléias (normal e diet), compotas
-Grãos: arroz (normal, integral, arbório, selvagem, multigrãos), feijão (várias qualidades)
-Farinhas:
trigo, soja, centeio, integral
-Frango colonial
-Massas e comidas congeladas
-Sorvetes
-Suco de uva integral
-Linha integral:
pães, bolachas, linhaça, aveia, granola
- Nozes, amêndoas, caju, damasco seco, passas

 

Texto: Jornalista Vera Jacques (MTb 5.972)
Fotos: João Alves/Prefeitura de SM
 

 

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial