Inicial > Notícias > Mais de 12 mil pessoas imunizadas...

Notícias

05/05/2015 05/05/2015 12h05m

Mais de 12 mil pessoas imunizadas contra a gripe, no município, na primeira semana. Confira o Dia D


Foto: João Vilnei

Na primeira semana da Campanha Nacional de Vacinação contra o Vírus Influenza foram imunizadas, em Santa Maria, 12,9 mil pessoas pertencentes aos grupos prioritários. A ação se estende até o dia 22 de maio e tem como meta vacinar 67,3 mil pessoas, da zona urbana e rural do município. Está sendo disponibilizada à população, a vacina Trivalente, que protege contra a Gripe A (H1N1 e H3N2) e vírus Influenza B, responsável pela gripe comum. Em Santa Maria a campanha é coordenada pela Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde.

A Campanha, que segue o calendário nacional, é voltada aos grupos considerados prioritários, que são os trabalhadores de saúde; gestantes; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; mulheres no período até 45 dias após o parto e crianças de seis meses até os cinco anos incompletos. Também têm direito à imunização, durante a campanha, pacientes com doenças crônicas (grupo de comorbidade). Neste caso, será obrigatória a apresentação da prescrição médica. (confira especificações nos anexos)

Próximo sábado será de vacinação nos postos e unidades volantes

A Secretaria de Município da Saúde, por meio do Setor de Vigilância Epidemiológica e Imunizações, informa que já estão disponíveis para a população mais 15 mil doses de vacina. Este novo lote irá garantir a ação intensiva de vacinação que ocorre no próximo sábado (9), o chamado “Dia D”. A atividade acontece das 8h às 18h com vacinação em todas as Unidades de saúde e unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF). Nesta mesma data também haverá vacina na Unidade Móvel da Praça Saldanha Marinho, das 8 às 18h, e no Ponto Móvel do Monet Plaza Shopping, das 10h às 18h. A Vigilância em Saúde alerta que nos postos volantes somente serão vacinados maiores de idade.

Nos outros dias da campanha a população pertencente aos grupos prioritários deve procurar a vacina nas unidades de saúde do município e ESFs, e também no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). O calendário completo da vacinação, na zona urbana e nos distritos foi divulgado pelo Setor de Imunização e Epidemiologia da Secretaria da Saúde (conferir nos anexos)

Distritos terão calendário especial de vacinação

De acordo com o cronograma da Secretaria da Saúde, os moradores dos distritos têm atendimento especial de prevenção à gripe. A escala da zona rural segue concomitante ao atendimento da Unidade Móvel de Saúde e também apresenta datas adicionais. A vacinação nos distritos também iniciou dia no dia 27 e nos próximos dias inclui Passo do Verde, Santa Flora e Palma (Confira o calendário).

Confira os resultados parciais da vacinação de 27 a 30 de abril

Crianças de 6 meses a menores 2 anos
Meta
- 5.162
Vacinadas - 522 crianças = 10,11%

Crianças de 2 anos a menores 5 anos
Meta: 9.038
Vacinadas: 620 crianças = 6,85%

Indígenas
Meta -
116
Vacinados- 3 = 2,58%

Gestantes
Meta -
2.581
Vacinadas: 347 = 13,44%

Puérperas
Meta –
424
Vacinadas: 100 = 23,58%

Trabalhadores de Saúde
 Meta-
13.812
Vacinados: 2.140 = 15,49%

Idosos
Meta-
36.292
Vacinados: 7.701 idosos = 21,21%

Comorbidades: 1.491 vacinados

Saiba mais

Grupos Prioritários

- Crianças seis meses a cinco anos incompletos
- Trabalhadores de Saúde
- Gestantes independente da idade gestacional
- Indígenas
- Idosos com 60 anos ou mais
-População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional
-Puérperas ( mulheres até 45 dias após o parto)
 

Medidas de prevenção à gripe

Uma ação fundamental para diminuir a circulação dos vírus da gripe é a adoção de hábitos simples, entre eles lavar as mãos com frquência, utilizar lenço descartável para higiene nasal e usar álcool gel nas mãos após tossir ou espirrar. Confira abaixo:

 - Lavar as mãos com frequência;

- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;

- Lavar/usar álcool gel nas mãos após tossir ou espirrar;

- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

- Não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;

- Evitar aperto de mãos, abraços e beijo social;

- Reduzir contatos sociais desnecessários e evitar, dentro do possível, ambientes com aglomeração;

- Evitar visitas a hospitais;

- Ventilar os ambientes.

 

Texto: Jornalista Vera Jacques (MTb 5.972)
Fotos: João Vilnei

Documentos

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial