Inicial > Notícias > A literatura está na praça: cerimônia...

Notícias

25/04/2015 25/04/2015 17h34m

A literatura está na praça: cerimônia marca abertura da Feira do Livro de Santa Maria 2015


Na manhã deste sábado (25) foi realizada a abertura oficial da Feira do Livro 2015. O ato solene reuniu autoridades, escritores, livreiros, artistas e leitores na Praça Saldanha Marinho, no Centro de Santa Maria. A cerimônia iniciou com a apresentação da Banda da 3ª Divisão de Exército, executando os hinos Nacional e do Rio Grande do Sul. Após, uma breve homenagem à professora e escritora Ruth Larré. Falecida há um mês, a integrante da Academia Santa-Mariense de Letras (ASL) foi lembrada como grande incentivadora da leitura e da Educação.

A seguir, a secretária de Cultura, Marilia Chartune, representando a Comissão Organizadora da Feira do Livro, se pronunciou destacando a colaboração e o empenho de todos para a realização da festa literária. “Estamos prestigiando mais uma grande e exitosa edição da Feira do Livro de Santa Maria. A diversidade de atrações, o grande número de livreiros e editoras aqui presente, além de todas as produções acadêmicas e a participação das instituições de ensino garantem o sucesso deste evento”, afirmou.

O prefeito Cezar Schirmer também destacou a colaboração de todos que fazem a feira acontecer. “Agradecemos às instituições e seus dirigentes pela parceria, cooperação e dedicação com que se empenham neste evento. Acreditamos cada vez mais na importância da Educação e da Cultura na construção de uma sociedade mais justa e mais humana”, salientou.

Os homenageados desta edição, a patronesse Haydée Hostin Lima, o professor José Newton Marchiori e a Eva Lúcia Gomes, viúva do homenageado póstumo, Vinícius Pitágoras Gomes, também se pronunciaram, emocionados. A patronesse fez seu pronunciamento em forma de poesia: “Os livros serão as lâmpadas da praça.  O poeta se relaciona com as bancas e o mágico universo que se cria ao longo dos dias e aqui se sentirá em casa”. Bastante emocionada, Haydée Hostin Lima foi aplaudida de pé.

A solenidade também contou com a apresentação musical do músico Junior Benaduce, interpretando a canção “Esteio e Sonho” composição de Vinícius Pitágoras Gomes e Luiz Bastos. 

A Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da Prefeitura Municipal, Câmara do Livro, CESMA, UFSM, Centro Universitário Franciscano e 8ª Coordenadoria Regional de Educação. Apoio do SESC-RS e SESI-RS.

Para conhecer a agenda de lançamentos, clique aqui.

Para conhecer a programação de atividades infantis, clique aqui

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14265)

Fotos: João Alves

 

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial