Inicial > Notícias > Dia Internacional do Livro, em Santa...

Notícias

23/04/2015

Dia Internacional do Livro, em Santa Maria, teve distribuição de livros e rosas para a população


“Os livros têm que passar de mão em mão. Não podem ficar restritos às estantes”. Com esta declaração, a diretora da Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide, Rosângela Rechia, justifica a ação realizada na manhã desta quinta-feira (23), na Praça Saldanha Marinho. Em comemoração ao Dia Internacional do Livro, foi distribuída cerca de 100 edições de autores santa-marienses para o público que passava pelo local. O evento contou com a parceria da Academia Santa-Mariense de Letras, da Associação dos Amigos da Biblioteca Pública de Santa Maria e da Casa do Poeta de Santa Maria.

A presidente da Associação dos Amigos da Biblioteca, Jane Zofoli, acredita que ler é sempre uma libertação. “Tu te libertas do desconhecido, tu encontras caminhos na leitura que não encontra em outro lugar. É outro olhar, com substância, sobre os fatos cotidianos”, exalta Jane. Sobre a atividade da Praça Saldanha Marinho, a presidente destaca que as pessoas se surpreendem em receber os livros gratuitamente. Entre os autores que estavam à disposição do público, em uma mesa posicionada em frente à Casa de Cultura, estavam nomes como os dos escritores Antônio Augusto Ferreira, Aristilda Rechia e Antônio Cândido Ribeiro, além de antologias.

Dia Internacional do Livro e Dia de São Jorge

O Dia Internacional do Livro é comemorado, pelo mundo afora, nesta quinta-feira (23). A data, estabelecida em  caráter definitivo pela Unesco, em 1996, homenageia dois gigantes máximos da  literatura ocidental. O dia 23 de abril seria, por uma lenda repetida  universalmente, o dia em que morreram, no mesmo ano, o espanhol Miguel de  Cervantes (1547 – 1616), o inventor do romance moderno com Dom Quixote,  e o inglês William Shakespeare (1564 – 1616), o inventor do humano, como o chama Harold Bloom.

Já o dia de São Jorge é comemorado em várias partes do mundo, mas na Catalunha, Espanha, a comemoração é um pouco diferente.  Os catalães têm como tradição, neste dia, oferecer um livro e uma rosa à pessoa amada. Por esta razão, em Santa Maria, para comemorar estes dois importantes eventos, a população recebeu, além de livros, rosas coloridas.

Público aprova iniciativa

O joalheiro aposentado, Valdir Menezes, saiu da praça orgulhoso com um livro da escritora Aristilda Réchia, uma das suas leituras preferidas. “Achei muito lindo, gosto muito da escritora”, ressalta Menezes. O aposentado enfatiza que é muito importante a leitura. “A pessoa que não lê não sabe nada deste mundo”, afirma. Luciane Sortica, vendedora, também aprovou a comemoração. “Muito interessante, a gente que tem filho pequeno tem que incentivar a leitura. Bem legal a atitude”, declara.

 

Texto: Jornalista Vera Jacques (MTb 5.972)
Foto: João Vilnei

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial