Inicial > Notícias > Dia Mundial contra a Tuberculose tem...

Notícias

26/03/2015

Dia Mundial contra a Tuberculose tem ações na Praça Saldanha Marinho, nesta sexta (27)


Nesta sexta-feira (27), das 14h às 17h, equipes do Setor de Tuberculose da Secretaria de Saúde de Santa Maria estarão na Praça Saldanha Marinho, distribuindo folderes sobre sintomas, formas de tratamento e demais informações sobre a doença. A ação é alusiva ao Dia Mundial Contra a Tuberculose, celebrado em 24 de março. Também participam profissionais de outras políticas de saúde

Além da atividade do próximo sábado, os profissionais do Setor de Tuberculose também estão desenvolvendo ações junto às Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégia Saúde da Família (ESF), com distribuição de folderes e cartazes sobre a doença. Os agentes comunitários de saúde também receberam orientação sobre os principais sintomas da tuberculose, com o objetivo de estabelecer diagnóstico precoce, evitando a disseminação da doença no núcleo familiar e na comunidade.

De acordo com a enfermeira Lindamara de Mello Martins, responsável pelas Políticas de Tuberculose e Hanseníase, também estão sendo realizadas visitas aos hospitais Casa de Saúde e Alcides Brum, a fim de orientar os profissionais responsáveis pelo controle de infecção hospitalar a respeito do tratamento da enfermidade e as devidas rotinas quanto ao envio de material para exames.

“Como medida de prevenção e conhecimento, a equipe estará disponível a outros setores como escolas, faculdades e empresas, prestando esclarecimento quanto aos sintomas, transmissão e tratamento destas doenças, fazendo com que as pessoas sejam divulgadoras das informações na sua família e comunidade”, explica Lindamara.

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14265)
Fotos: Arquivo
Secretaria de Comunicação e Programação Institucional 

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial