Inicial > Notícias > Educa Trânsito completa um mês de...

Notícias

26/03/2015 26/03/2015 15h12m

Educa Trânsito completa um mês de atividade nas escolas do município


Materiais confeccionados em sala de aula (Foto Simone Peixoto)

O trabalho da Prefeitura de Santa Maria voltado para a disseminação de um comportamento seguro, dentro das escolas da Rede Municipal de Educação (RME) completou o primeiro mês de atividades nesta quinta-feira (26).

As ações conduzidas pelo Programa de Segurança e Educação para o Trânsito, o Educa Trânsito, vinculado a Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU), desenvolve encontros diários com os alunos da RME. São realizadas oficinas voltadas para os saberes que envolvem a conscientização, o respeito e a responsabilidade social no trânsito, e ainda algumas leis e regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Durante o primeiro mês de trabalho foram visitadas dez escolas do município, localizadas em diferentes regiões da cidade. Em cada escola foram realizadas duas oficinas, com turmas de idades distintas. A idade média das crianças varia entre cinco e 14 anos, distribuídas em turmas da Pré-escola ao 7º ano.

 

Sensibilização dentro das salas de aula

No mês de abril, os trabalhos do Educa Trânsito foram direcionados à escolas mapeadas conforme o cronograma estabelecido. Durante os encontros, primeiramente, são realizadas reuniões com os professores onde é apresentada a proposta de atuação na escola.

A coordenadora do programa, Simone Peixoto, realiza as atividades com os alunos de forma que eles passem adiante os saberes. “As crianças exercem o papel de sensibilização sobre os problemas encontrados no trânsito, além de transmitirem o conhecimento adquirido em sala de aula”, relata a coordenadora.

Simone também conta que, por meio das oficinas, os alunos são orientados para contribuírem nos ensinamentos no trabalho com outras turmas da escola. “A formação de uma turma-piloto serve para auxílio no trabalho com os colegas. Eles adquirem e repassam o conhecimento com facilidade”, finaliza. Após a formação dos alunos, o objetivo é que atuem fora do espaço das escolas, na colaboração com as blitzes educativas na cidade

O Secretário de Mobilidade Urbana, Miguel Passini, exalta a importância do trabalho desempenhado pelo Educa Trânsito. “O trabalho realizado com as crianças é fundamental para o cenário da segurança do trânsito na cidade. O objetivo é ampliar o número de escolas cada vez mais”, conclui Passini. 

Texto: Acadêmico de Jornalismo Renan Mattos

Edição: Ana Bittencourt (Mtb 14265)

Fotos: Renan Mattos e Simone Peixoto

Secretaria de Comunicação e Programação Institucional 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial