Educação Fiscal

27/06/2012 28/06/2012 08h40m

TCE-RS realiza palestra com alunos da EMEF Padre Nóbrega


A palestra abordou os temas: constituição, direitos e deveres da sociedade, qual o trabalho do TCE, entre outros.

O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) realizou na manhã de quarta-feira (27) a primeira da série de palestras nas escolas de Santa Maria. A atividade, ministrada pela Oficial de Controle Externo, Roberta Schneider, foi na EMEF Padre Nóbrega.

A palestra, voltada para os alunos, abordou os temas: constituição, os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, direitos e deveres da sociedade, dinheiro público (de onde vem, onde é aplicado, quem fiscaliza) e qual o trabalho do TCE.

"Certamente alcançamos o objetivo do programa TCE na Escola. A escola foi muito receptiva e as crianças super participativas, interessadas em conhecer o tema e dando suas opiniões a respeito" conta Roberta Schneider, a palestrante. Antônio Sérgio Tólio, aluno do 6º ano, afirmou entender a função do Tribunal de Contas. “Ele fiscaliza o dinheiro para que o governo use certo, para que use para o bem do povo” explicou Antônio.

Este trabalho, cujo objetivo é estimular o interesse em aprender sobre administração e controle públicos, assim como explicar a função do TCE-RS, ainda visitará as escolas EMEF Irmão Quintino, EMEF Tenente João Pedro Menna Barreto e EMEF Fontoura Ilha entre os dias 28 e 29 de junho.

As palestras, realizadas em parceria com o Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF), para os alunos são ministradas pela Oficial de Controle Externo, Roberta Schneider, enquanto as voltadas aos professores serão com o Coordenador do Serviço Regional de Auditoria, Paulo Cesar Grimaldi.

Texto elaborado pelo acadêmico de jornalismo Guilherme Benaduce / UNIFRA
Coordenadora: Rosaura Vargas
 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial