Inicial > Educação Fiscal > Notícias > Índice de Cidades Empreendedoras coloca Santa...

Educação Fiscal

30/03/2023 30/03/2023 10h08m

Índice de Cidades Empreendedoras coloca Santa Maria como a terceira melhor no quesito Capital Humano


Foto

Município ficou atrás apenas de Florianópolis (SC) e Vitória (ES); no geral, a cidade está na 36ª posição no ranking que avaliou 101 municípios

O Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), publicado pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) nesta segunda-feira (27), apontou Santa Maria como a terceira melhor cidade do país no quesito capital humano e a 36ª no ranking geral, que avalia os 101 maiores municípios do Brasil. Em destaque na categoria Capital Humano, o município ficou atrás apenas de Florianópolis (SC) e Vitória (ES). Este segmento avalia o acesso e a qualidade da mão de obra básica e especializada. Santa Maria permaneceu na mesma posição que ocupava em 2022.

“Este dado é um reflexo de Santa Maria ser uma cidade universitária e que forma profissionais capacitados nas mais diferentes áreas. Tanto que, muitas vezes, são captados para outros locais do país e até mesmo do mundo, por conta da qualidade do serviço que oferecem”, diz a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ticiana Fontana.

Em relação à classificação geral, o Município caiu algumas posições no ranking. Anteriormente, estava em 19º, e, agora, é o 36º. No Estado, Santa Maria fica atrás apenas de Porto Alegre e de Caxias do Sul. Outra categoria em que a cidade teve destaque foi a de Inovação, ocupando a 13ª posição.

“Considero como um saldo positivo o desempenho de Santa Maria no ICE. As oscilações são naturais, e temos de comemorar os resultados no Capital Humano e na Inovação, áreas que são muito impulsionadas pelas universidades aqui instaladas. Esses dados mostram o quanto a cidade está competitiva, estando à frente de muitas capitais nesses quesitos”, comenta o vice-prefeito Rodrigo Decimo.

CRITÉRIOS ANALISADOS PELO ICE

Ambiente regulatório
Infraestrutura
Mercado
Acesso a capital
Inovação
Capital humano
Cultura empreendedora

Texto: Gabriel Marques (MTb: 20.860)
Foto: João Vilnei (PMSM/Arquivo)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial