Inicial > Educação Fiscal > Notícias > Modelos dos uniformes da Rede Municipal...

Educação Fiscal

28/03/2023

Modelos dos uniformes da Rede Municipal de Ensino são apresentados na 1ª Parada de Formação de 2023


Coleções foram criadas pela Prefeitura de Santa Maria em parceria com o curso de Design em Moda da Universidade Franciscana (UFN)

Além de atividades para qualificação e valorização dos profissionais da Rede Municipal de Ensino (RME), a 1ª Parada de Formação 2023, nesta terça-feira (28), foi marcada pelo lançamento das coleções dos uniformes para os alunos. Quem foi até o Centro de Convenções da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), pôde conferir os novos trajes, que foram apresentados por estudantes de cinco escolas municipais. As peças de roupa serão produzidas e disponibilizadas gratuitamente pela Prefeitura, com design criado em parceria, firmada desde 2018, com o curso de Design de Moda da Universidade Franciscana (UFN). 

As coleções foram pensadas para garantir conforto e suprir as necessidades de cada etapa de ensino da RME, sendo separados em três: Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais. Contudo, o prefeito Jorge Pozzobom salienta que o uniforme tem um propósito mais importante:

“Não queremos padronizar nossos estudantes, mas, sim, despertar o sentimento de pertencimento neles. Que eles tenham orgulho de serem alunos da Rede Municipal, que andem pelas ruas com orgulho. E que este pertencimento ultrapasse a comunidade escolar para que as pessoas na rua reconheçam quando um aluno da Rede Municipal passar e que nos ajudem a cuidar de nossas crianças e adolescentes. Além de dar equidade para os estudantes, também acreditamos que é importante que toda Santa Maria tenha este sentimento de pertencimento”, esclarece o chefe do Executivo Municipal, presente na Parada de Formação acompanhado do vice-prefeito, Rodrigo Decimo.

A secretária de Educação, Lúcia Madruga, lembra que todo o processo de elaboração dos modelos foi feito em parceria com alunos e professores da graduação de Design em Moda da UFN, mas que pais e alunos também opinaram nas peças.

“O processo de pertencimento vem desde a criação dos uniformes, quando os desenhos foram feitos e apresentados às famílias e aos estudantes. Assim, dentro de cada faixa etária, foram estudadas as possibilidades de acrescentar bolsos ou um detalhe ou outro item que agradasse também nossos alunos. Foi por meio de um questionário, que somou mais de 3 mil respostas de alunos, pais e professores e também com visitas do grupo às escolas da Rede, que os modelos finais foram escolhidos. Sabemos que a equidade do uniforme é boa, pois auxilia as famílias a não se preocuparem com a aquisição de roupas para os filhos irem à escola. Mas, como disse o prefeito, também toca no pertencer à comunidade escolar da Rede Municipal”, destaca Lúcia.

Os uniformes foram elaborados a partir das cores do brasão da Prefeitura de Santa Maria e pensados na funcionalidade de cada faixa etária. A ideia é que cada coleção tenha oito peças de roupa, incluindo vestimentas para verão e inverno, e que também possam ser utilizadas nas aulas com atividades físicas. 

O projeto de lei dos uniformes para alunos da Rede Municipal de Ensino está em tramitação na Câmara de Vereadores. Ainda não há prazo para conclusão de análise ou votação do documento. 

Conforme o projeto, a confecção e distribuição dos uniformes será feita por empresa licitada pelo Município. A previsão é de que sejam usados recursos livres da Prefeitura para o feitio das vestimentas e que cada coleção seja repassada aos alunos no começo do ano letivo. A partir da aprovação da lei, o uso dos uniformes nas escolas municipais será obrigatório.

PARADA DA RME
A 1ª Parada de Formação da RME 2023, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação (Smed), ocorreu no Centro de Convenções da UFSM. O evento também teve como foco atividades diferenciadas, pensadas para qualificar e valorizar os profissionais da Rede Municipal de Ensino.

A primeira edição de 2023 contou com palestra do professor Carlos Sanches e atividade motivacional com o professor Robson Lima. Bem como mostra dos programas institucionais e projetos parceiros. A edição teve apresentações artísticas com Adriano Zuli e Tributo a ABBA.

O evento foi transmitido online pelo canal do Youtube

As “Paradas” ocorrem ao longo do ano e consistem no fato de que todos os professores e servidores da Rede Municipal de Ensino “parem as aulas por um dia” e voltem suas atividades para a formação profissional e humana. O objetivo é aprimorar os processos técnicos e qualificar capacidades em vários aspectos da atuação profissional.

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: 
Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114) e
Marcelo Oliveira (Prefeitura)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial