Inicial > Educação Fiscal > Notícias > Palestras na tarde do 7º Seminário...

Educação Fiscal

08/06/2021 10/06/2021 08h05m

Palestras na tarde do 7º Seminário Regional de Educação Fiscal e 1º Seminário Nacional de EF


As atividades tiveram inicio ás 14 h

7º Seminário Regional de Educação Fiscal e 1º Seminário Nacional de Educação Fiscal iniciaram suas atividades no turno da tarde, às 14 horas. O momento cultural ficou por conta da professora Bruna Linhati de Oliveira acompanhada de seu filho Bernardo de Oliveira dos Santos. Na sequência, a secretária de Município de Finanças  Michele Antonello, acolheu os participantes e falou sobre a importância do Programa Municipal de Educação Fiscal em nosso município; Paola Cristini Cogo Pochmann, responsável pelo Departamento de Cidadania Fiscal da Delegacia da Receita Federal do Brasil em Santa Maria/RS fez suas considerações; Luiz Antonio Zanon, Auditor Fiscal da Receita Estadual – Sec. Fazenda de Minas Gerais, Coordenador do GT66-Educação Fiscal/Confaz darem suas contribuições e Tânia Santos Coelho de Souza, divisão de relacionamento com Cidadão e Município também apresentou suas experiências com o tema proposto.

Luiz Antonio Zanon citou a importância do tributo: “É o grande viabilizador das políticas públicas(...) somente sabendo da origem, da aplicação e do controle do recurso público que nós seremos uma sociedade madura. Nossa convicção é que a informação esclareça e fortaleça o cidadão, transformando-se em conhecimento e viabilizando as mudanças que necessita a sociedade.”

Tânia Souza além de concordar com Luiz Zanon, ainda complementou: “A educação é um tema básico da cidadania fiscal, então devemos nos colocar no lugar do outro. Está no nosso Art. 3º da Constituição que diz: “Construir uma sociedade livre, justa e solidária; garantir o desenvolvimento nacional; erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; promover o bem de todos sem preconceito de origens, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de desigualdade, e como fazer isso? Através das políticas públicas.”

Para completar a tarde de seminário, a Patrícia Gonzatto, da EMEI João Franciscatto, fez relatos de experiências que foram comentados pela auditora Eliane Pinheiro Maciel Prates Prietto Dias, Auditora Fiscal do Estado do Rio Grande do Norte e, por fim, relato de experiências com a professora Lúcia Margarete Santos da Costa da EMEF Maria de Lourdes Ramos Castro.

Às 18h serão realizadas as atividades da terceira e última parte do 7º Seminário Regional de Educação Fiscal e 1º Seminário Nacional de Educação Fiscal.

 

Texto: Luana Quinto Giacomelli, estagiária de Jornalismo UFN

Imagens: Divulgação.

Coordenação: Rosaura Vargas, Auditora Fiscal e Coordenação Adjunta: Adriana Aires Pereira, Profª Mestre

Documentos

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial