Educação Fiscal

13/06/2019 14/06/2019 08h00m

Programa de Educação Fiscal da Prefeitura participou do 10º Fórum do Movimento Tratado Cidadão


Mesa de abertura do Fórum

O Programa de Educação Fiscal da Prefeitura de Santa Maria participou, na tarde desta quinta-feira (13), do 10º Fórum do Movimento Cidadão, realizado no auditório da Associação dos Professores Universitários de Santa Maria (Apusm), no Bairro Nossa Senhora das Dores. O Executivo Municipal esteve representado pela coordenadora do programaRosaura Vargas, que apresentou o trabalho “Educação Fiscal no Âmbito da Universidade Federal de Santa Maria”.

Na opinião de Rosaura, o evento foi um momento de aprendizado e troca de experiências, assim como uma grande oportunidade para estabelecer parcerias e para que o conceito de educação fiscal tenha uma maior abrangência dentro da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

“Notamos que a maioria das pessoas não tem o conhecimento de como uma pequena ação, como “pedir a nota fiscal a cada compra de mercadoria ou serviço”, pode impactar positivamente na sociedade. A UFSM é um exemplo de onde os impostos são aplicados, pois não existe educação gratuita. Há um custo e todos nós pagamos”, destacou Rosaura Vargas.

O Movimento Tratado Cidadão reúne representantes da sociedade para facilitar e potencializar a interação entre instituições de Ensino Superior e organizações de produção e/ou de prestação de serviços. A iniciativa pretende  sensibilizar para a construção permanente de propostas  sociais, econômicas e políticas. A ideia é aprimorar a coerência entre a formação de profissionais cidadãos e as necessidades da sociedade.

O Fórum do Movimento Tratado Cidadão traz a público inúmeros trabalhos acadêmicos, de varias instituições de Ensino Suoerior de Santa Maria, mostrando resultados que trazem benefícios para a sociedade como um todo, na relação  das teorias ensinadas na academia com as práticas demandadas, nesta sociedade. Por esta razão, merece todo apoio e maior envolvimento da sociedade local, para ampliar a produção de conhecimentos, que podem auxiliar no atendimento de necessidades básicas, tanto no âmbito individual como coletivo. Conclui Jadete Lampert, uma das idealizadoras do Movimento Tratado Cidadão.

Texto: Erenice de Oliveira (Mtb 9040)
Fotos: Divulgação e  João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

*Com acrescimo de informações pelo PMEF. Coordenação Rosaura Vargas

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial