08/09/2016 20/10/2016 12h06m

EMEF João da Maia Braga recebeu oficina pedagógica do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF)

O Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF), por meio da coordenadora Rosaura Vargas e coordenadora-adjunta Adriana Aires Pereira, realizou na manhã desta quinta-feira (08) mais uma oficina pedagógica. Desta vez, os alunos do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) João da Maia Braga, localizada no bairro Passo das Tropas foram os anfitriões da atividade.

Para introduzir o tema de Educação fiscal para os 16 alunos presentes, foi exposto um vídeo sobre a evolução da História dos Tributos na humanidade e, logo após, em uma roda de conversa, iniciou-se o debate sobre o tema. Após,  os alunos foram desafiados a produzir algum tipo de atividade lúdica da sua escolha (cartaz, desenho, poesia, paródia, redação), para concretizar a efetivação da construção do conhecimento por meio de uma linguagem audiovisual, em que os alunos foram os protagonistas do processo.

A professora de Artes Ana Maria Tasquetto afirmou que a participação do PMEF na escola foi esclarecedora para os alunos. “Eles acharam muito interessante, porque mostrou a importância da Educação Fiscal e como convivemos com isso no nosso dia-a-dia e que a todo momento nos deparamos com assuntos referentes a impostos, cidadania, direitos, deveres e saúde”, afirmou.

As integrantes do Programa Municipal permaneceram na escola por mais de duas horas com os estudantes e professores. A oficina teve como objetivo fomentar a discussão acerca da cidadania ressaltando a importância do tema da Educação Fiscal.

O Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) é desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Santa Maria, desde 2002, em parceria com a Receita Federal do Brasil, Receita Estadual, 8ª CRE, Câmara Municipal de Vereadores e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Texto: Acadêmico de Jornalismo Pedro Lucca

Coordenação: Rosaura Vargas

Educação Fiscal
Rua Venâncio Aires, 2277 - Térreo
Expediente externo: das 7h30 às 13h
E-mail: educacaofiscal@santamaria.rs.gov.br

© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.