Inicial > Educação Fiscal > Notícias > Consciência cidadã e Educação Fiscal já...

Educação Fiscal

26/08/2016 30/08/2016 09h47m

Consciência cidadã e Educação Fiscal já fazem parte da rotina na EMEF João Pedro Menna Barreto


Nesta quinta-feira (25), durante os turnos da manhã e da tarde, o Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) realizou uma atividade do Varal da Cidadania na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) João Pedro Menna Barreto com a coordenadora adjunta Adriana Aires e a disseminadora Rozania Rosa. Os alunos do 1º ao 9º ano da escola participaram da ação.

Durante a manhã, o primeiro contato foi com os alunos dos anos finais, das oito turmas de 6º ao 9ª ano, onde as integrantes do PMEF, juntamente com as professoras, realizaram a atividade. À tarde, foram os alunos dos anos iniciais (1º ao 5º ano) que participaram da ação. Além disto, a escola apresentou no Varal da Cidadania o plano de aula desenvolvido pelos professores, com as 14 turmas de ensino fundamental, nas séries iniciais e finais.

Segundo a professora de Artes Luisa Regina Ressel, a iniciativa é muito proveitosa porque os alunos podem conhecer o valor dos tributos, bem como sua aplicação em benfeitorias nos bairros da cidade. “Eles questionam sobre a boa aplicação que esses impostos podem trazer para sua comunidade”, ressalta a professora.

Já a professora de geografia, Magda Kozoroski da Rocha, declarou que o Varal da Cidadania é muito educativo. “Os alunos têm a possibilidade de ver o que acontece com quem sonega impostos ou faz a compra ilegal de mercadorias” afirma a professora.

Esse projeto tem por objetivo conscientizar a população sobre a função socioeconômica do tributo, despertar no cidadão o conhecimento para que acompanhe a arrecadação e a aplicação dos recursos postos à disposição da administração pública. No dia do Varal da Cidadania, o aluno apresenta uma das atividades e uma nota fiscal para a troca por um produto (geralmente um agasalho ou brinquedo), destinado pela Receita Federal do Brasil ao PMEF.

O Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) é desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Santa Maria, desde 2002, por meio das secretarias de município da Educação e de Finanças, em parceria com a Receita Federal do Brasil, Receita Estadual, 8ª CRE, Câmara Municipal de Vereadores e Universidade Federal de Santa Maria.

Texto: Acadêmico de Jornalismo Pedro Lucca

Fotos: Rozania Rosa e Adriana Aires

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial