Inicial > Educação Fiscal > Notícias > Varal da cidadania na EMEI CAIC...

Educação Fiscal

23/07/2015 30/07/2015 16h32m

Varal da cidadania na EMEI CAIC mostra engajamento de pais, alunos e professores


Varal da Cidadania

O Programa Municipal de educação Fiscal (PMEF) esteve na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Caic Núcleo Infantil, nesta quinta-feira (20) realizando o Varal da Cidadania, com 350 alunos da escola.

O Varal da Cidadania é uma atividade que consiste em estimular o professor a trabalhar a temática Educação Fiscal em sala de aula. No dia do varal da cidadania, o aluno apresenta uma das atividades e uma nota fiscal para a troca por um produto (geralmente um agasalho) destinado pela Receita Federal do Brasil.

Ano passado somente duas turmas da escola tinham participado das atividades do Varal da Cidadania, este ano, por decisão dos professores, todas as turmas participaram do Varal. Dentre as atividades realizadas pelos professores, aconteceu uma vivencia real com os alunos da pré-escola, que foram levados a uma padaria, no entanto, como o estabelecimento não fornecia nota fiscal, eles se deslocaram a outra padaria que estava regularizada, assim realizando suas compras. Mais atividades como esta aconteceram no decorrer da semana. Segundo Rosaura Vargas: '' Esse tipo de atividade proporciona uma experiência de consciência cidadã que será lembrada pelo aluno, inclusive quando adulto''.

Participação da família: Os pais dos alunos estavam engajados neste projeto, acompanhando as atividades e respondendo a uma pesquisa sobre: ‘’Você considera importante que as crianças, desde pequenas, aprendam sobre cidadania e a exigência da nota fiscal na compra de uma mercadoria ou serviço?’’, com isto aconteceu uma ‘’Ação cidadã’’ em que houve esclarecimento e cadastramento na Nota Fiscal do Coração, o interesse partiu dos pais, após observarem o banner do projeto que estava na escola durante o varal.

Segundo a diretora Rosicleia Tironi Dias: ‘’ O trabalho com o varal foi muito válido e o mais interessante foi o comprometimento, participação e interação dos pais com a escola, houve ligações dos pais para saber a procedência dos produtos do varal destinados aos alunos, mostrando que a família, juntamente com a escola, é essencial na educação e construção de valores, principalmente a ética.’’

O Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) vem sendo desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Santa Maria, desde 2002, através das secretarias de município da Educação e de Finanças, em parceria com a Receita Federal do Brasil, Receita Estadual, 8ª CRE, Câmara Municipal de Vereadores e Universidade Federal de Santa Maria.

Cadastramento da Nota fiscal do coração:

O Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) voltará a escola para realizar o cadastramento dos pais na Nota Fiscal do Coração. Programa, lançado pela prefeitura Municipal de Santa Maria, que incentiva à emissão de notas fiscais, dá prêmios ao contribuinte, descontos no IPTU e destina recursos às instituições sem fins lucrativos.  

Veja a seguir as datas dos sorteios dos prêmios: 

I: Sorteio Trimestral referente ao mes de julho no dia 28 de julho de 2015, com extração da Loterica Federal do dia 25/07/2015

II: Sorteio Trimestral referente ao mes de outubro no dia 04 de novembro de 2015, com extração da Loterica Federal do dia 31/10/2015

III: Sorteio Trimestral referente ao mes de julho no dia 23 de dezembro de 2015, com extração da Loterica Federal do dia 19/12/2015

 

Texto: Estéfani Corrêa, acad. Publicidade e Propaganda da Unifra

Foto: Helaine Simon e Rozania Rosa

Coordenação: Rosaura Vargas

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial