Secretaria de Município de Desenvolvimento Social
10/07/2023 11/07/2023 14h47m
15ª Conferência Municipal de Assistência Social segue com atividades até esta terça-feira (11)

Iniciativa promovida pelo Conselho Municipal de Assistência Social, com apoio da Prefeitura, começou na manhã desta segunda (10)
Profissionais, acadêmicos e usuários atendidos Sistema Único da Assistência Social (SUAS) participam nesta segunda (10) e terça-feira (11) da 15ª Conferência Municipal de Assistência Social. A abertura do evento ocorreu na manhã desta segunda, no auditório da Faculdade Palotina (Fapas). A edição deste ano tem como tema “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos!”. As atividades são promovidas pelo Conselho Municipal de Assistência Social, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social.
“Este espaço, da Conferência, é o lugar de falarmos sobre as demandas da assistência social, sobre o que precisa mudar e debatermos ideias de como fazer essa mudança. Muito já foi feito até aqui, mas ainda há pontos a melhorar e trabalhamos com respeito e responsabilidade para sermos cada vez melhores. Aproveitem este evento para pontuar todas as questões que precisam atenção e que sigamos buscando e trabalhando por mais dignidade e políticas públicas”, destaca o prefeito Jorge Pozzobom durante a solenidade de abertura.
O secretário municipal de Desenvolvimento Social, João Chaves, presente na conferência, salienta que assistência social é o caminho da dignidade para a população em vulnerabilidade social. Também reforça que é preciso de atenção e recursos de todos os setores, do municipal ao federal, para dar andamento aos serviços, sem retrocesso.
“A conferência de assistência social é um espaço democrático, porque não existe melhoria ser falarmos sobre o que precisa melhorar. Temos um caminho de conquistas, mas ainda temos um percurso de objetivos a alcançarmos. E para isso, precisamos de união entre todos os setores e de recursos para mantermos os serviços já conquistados e para conseguirmos fazer mais. Nosso objetivo é avançar, melhorar, mas sem retrocesso em qualquer etapa já conquistada. E sabemos que o melhor programa social é o emprego, então, busquemos ofertar oportunidades a quem precisa, seja de qualificação, de ingresso no mercado de trabalho, de conseguir uma vida melhor. Isso tudo começa aqui, na conferência, com debate”, assinala Chaves.
O secretário estadual de Assistência Social, Beto Fantinel, que participou da abertura da 15ª Conferência Municipal, reforça a importância deste evento.
“A conferência é um espaço importante para debater sobre como avançar e para convergir as demandas da assistência social. Temos compromisso com a política de assistência social e precisamos cobrar em práticas essas políticas, que são garantia de inclusão para pessoas em vulnerabilidade social. Os desafios são muitos, mas não devemos esmorecer na construção do SUAS que queremos. E queremos um SUAS forte, responsável”, pontua Fantinel.
Também compuseram a mesa de autoridades a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Andréia Silva; o coordenador do Fórum Municipal do SUAS, Ray Goes; o presidente da Câmara de Vereadores, Givago Ribeiro; e o coordenador acadêmico da Fapas, Jolair da Costa Silva.
A abertura foi seguida de leitura e aprovação do regimento interno e de palestra. Na Conferência Municipal, também ocorre a escolha dos delegados que vão representar Santa Maria na edição estadual do evento.
O evento é voltado para profissionais, acadêmicos e usuários atendidos Sistema Único da Assistência Social (SUAS). Mas a população em geral também é convidada a participar das atividades, que ocorrem no auditório da Fapas.
A 15ª Conferência Municipal de Assistência Social é promovida pelo Conselho Municipal de Assistência Social, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, e da Faculdade Palotina (Fapas). Confira abaixo a programação do evento.
15ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
- Dias: 10 e 11 de julho
- Tema: Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos!
PROGRAMAÇÃO
Segunda-feira (10)
TARDE
- 14h: grupo de trabalho – discussão dos eixos temáticos
- 15h30min: intervalo
- 15h45: grupo de trabalho – discussão dos eixos temáticos
- 17h: encerramento do primeiro dia
Terça-feira (11)
- 8h30min: plenária final com as deliberações dos grupos de trabalho
- 10h: intervalo
- 10:15: plenária final com as deliberações dos grupos de trabalho e posterior escolha dos delegados para participar da Conferência Estadual de Assistência Social
- 12h: encerramento do evento
Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria