Inicial > Desenvolvimento Social > Notícias > Prefeitura promove evento para conscientizar sobre...

Secretaria de Município de Desenvolvimento Social

31/05/2023 31/05/2023 16h22m

Prefeitura promove evento para conscientizar sobre o Dia Mundial do Acolhimento Familiar


Foto: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)

Atividade apresenta e reforça a importância do Serviço Família Acolhedora, lançado no Município em outubro de 2022

Em 31 de maio é celebrado o Dia Mundial do Acolhimento Familiar. Para marcar a data, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, fez uma café da manhã na sede do Serviço Família Acolhedora, no Centro. A ideia foi apresentar e reforçar a importância deste serviço, lançado em Santa Maria em outubro do ano passado. 

“Hoje, 100% do acolhimento de crianças e adolescentes que precisam ser afastados de suas famílias biológicas, por qualquer motivo que seja, é feito por instituições. E estas prestam um serviço importante e válido. Mas o Serviço Família Acolhedora é importante porque centraliza a atenção de uma família diretamente a uma criança ou adolescente que precisa com um ambiente mais próximo de uma casa, do familiar. É um atendimento mais focado, direcionado. Por isso que as famílias acolhedoras precisam ser prioridade”, destacou o secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves.

Para a coordenadora do Serviço Família Acolhedora, Daniele Lang, é comprovado que as crianças apresentam melhor adaptação e mais benefícios de desenvolvimento quando ficam abrigadas com famílias voluntárias.

“As instituições são muito importantes, sim. Mas com uma família acolhedora os ganhos são maiores e mais perceptíveis, principalmente na primeira infância, de zero a 6 anos. Nós convidamos as famílias que tenham interesse em serem voluntárias no serviço a nos conhecerem e tirarem suas dúvidas. E saliento que aceitamos as mais variadas configurações de família. Nossas portas estão abertas”, pontuou Daniele.

Também participaram da atividade desta manhã as integrantes do Serviço Família Acolhedora, a psicóloga Daniela Vares e a assistente social Janaina Schimitt. Além dos secretários municipais de Educação, Lúcia Madruga; de Comunicação, Ramiro Guimarães; de Administração e Gestão de Pessoas, Carolina Lisowski; o adjunto de Educação, Márcio Carvalho; o adjunto de Desenvolvimento social, Leonardo Kortz; o vice-presidente da OAB Subseção Santa Maria, Leonardo Santiago; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Marcia Vendrúsculo; assistentes sociais e psicólogas do Município.

O Serviço Família Acolhedora funciona de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h. A sede é a Rua Doutor Astrogildo de Azevedo, 23, Bairro Centro.

SAIBA MAIS
Como toda modalidade de acolhimento, o Serviço Família Acolhedora é excepcional e provisório, e advém de uma determinação judicial, de medida protetiva. O que difere é que a criança ou adolescente não é encaminhado a uma instituição de acolhimento, mas sim para a residência de uma família. Em Santa Maria, duas casas atendem a este público: Lar de Mirian e Aldeias SOS.

Para integrar o Serviço Família Acolhedora é necessário se voluntariar para fazer o acolhimento de crianças e adolescente. Contudo, a família deve estar apta e necessita passar por processo de seleção e capacitação, que envolve entrevista com equipe de assistentes sociais e psicólogos. O processo também prevê visita domiciliar e apresentação de documentos. Apenas depois de todo este procedimento, e se aprovada, a família poderá acolher crianças e adolescentes. Inicialmente, o serviço escolherá 15 famílias para fazerem acolhimento.

As famílias aptas que fizerem acolhimentos receberão uma bolsa auxilio destinada aos cuidados desta criança ou adolescente. E, serão acompanhadas sistematicamente pela equipe do serviço. Entre os requisitos para se voluntariar como Família Acolhedora estão: não estar inscrito no cadastro nacional de adoção; ter renda fixa; ter disponibilidade de espaço físico e de tempo para os cuidados necessários do acolhido. Mais informações pelo e-mail familiaacolhedora.sm@gmail.com.

A Prefeitura salienta que o acolhimento com outros familiares biológicos sempre será a primeira alternativa antes do repasse a uma Família Acolhedora. Assim como, o Serviço Família Acolhedora será preferível ao acolhimento em instituição.

O Serviço Família Acolhedora segue em busca de famílias que queiram atuar como lares temporários para crianças e adolescentes.

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial