Notícias
24/06/2014 27/06/2014 14h31m
CAPS Prado Veppo: a partir de julho, serviço de saúde mental do município terá nova sede, mais ampla e com acessibilidade

A partir da segunda semana do mês de julho, o Centro de Atenção Psicossocial Prado Veppo (CAPS II) passará a funcionar em novo endereço, na Avenida Hélvio Basso, 1.245, em frente ao Lar das Vovozinhas. A nova sede, mais ampla e com uma estrutura mais adequada às necessidades dos pacientes e dos funcionários, irá proporcionar um atendimento mais qualificado aos cerca de 800 usuários que se encontram em tratamento. O CAPS II Prado Veppo atende pacientes com transtornos mentais graves, de alta complexidade.
A coordenadora administrativa da Saúde Mental do Município, Maria Albina Maffini, explica que a estrutura já se encontra em ritmo de mudança e adequação. No entanto, mesmo com o período de transição, até o dia 7 de junho, os atendimentos vão priorizar o serviço de acolhimento e consultas psiquiátricas. Apenas os grupos terapêuticos estão temporariamente suspensos, em virtude da mudança. Atualmente, o Prado Veppo está localizado na Rua Conde de Porto Alegre, 1111. O horário de atendimento é das 8h às 18h, sem fechar ao meio-dia.
A mudança do CAPS II para a nova sede deixa evidente a política de qualificação da saúde, tanto física quanto de pessoal, que é uma meta da atual administração. A nova sede da Atenção Psicossocial possui uma estrutura mais adequada para atender os usuários, além de proporcionar melhor qualidade de trabalho aos servidores. “Quando o servidor está contente com o trabalho, isso se reflete no tratamento dos usuários. E é isto que queremos, prestar um serviço qualificado à população que depende dos serviços públicos de saúde”, ressalta o prefeito Cezar Schirmer.
A nova casa conta com recepção, oito salas de atendimento, acessibilidade, banheiros adaptados para cadeirantes, pátio amplo para atividades terapêuticas e refeitório com churrasqueira. A coordenadora conta que o sonho de muitos pacientes era comer um “churrasquinho”, em algumas ocasiões, e isto será possível no novo endereço. “Quando a gente viu esta casa, nós pensamos nos pacientes. Isto parece uma coisa muito pequena, mas para eles é muito importante e vai refletir no tratamento”, assegura Maria Albina.
O CAPS Prado Veppo conta com uma equipe multiprofissional, formada por psicólogos, médico psiquiatra, fisioterapeuta, técnico administrativo, técnico em saúde mental, técnico em enfermagem, enfermeiro e serviços gerais. Após o acolhimento, é feito um plano terapêutico específico para cada usuário, que inclui atendimento psiquiátrico e participação em grupos terapêuticos, como oficinas de artesanato; rádio (Programa na Rádio UFSM “De Perto Ninguém é Normal); culinária; fisioterapia; leitura e esportes, entre outros. Os pacientes intensivos, àqueles cujos casos são considerados mais graves, passam o dia no serviço e recebem até três refeições por dia.
Saiba mais
Centros de Atenção Psicossocial
CAPS II Prado Veppo
Público-alvo: tende pessoas com transtornos mentais graves
Sede atual: Conde de Porto Alegre, 1111
Fone: 3921-7042
Nova sede (a partir do dia 7/07)- Avenida Hélvio Basso, 1254, em frente ao Lar das Vovozinhas
CAPS Ad II Caminhos do Sol
Público-alvo: atende pessoas com transtornos decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas
Endereço: Rua Euclides da Cunha, 1695
CAPS AD II Cia do Recomeço
Público-alvo: atende pessoas com transtornos decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas
Endereço: General Neto, 579
Fone: 3921-1099
CAPS i II - O Equilibrista
Púbico-alvo: atende crianças e adolescentes com transtornos mentais
Endereço: Rua Minas Gerais, nº 11, esquina Rua Gaspar Martins
Fone: 3921-7218
Ambulatório de Saúde Mental
Público-alvo: atendimento psicológico e psiquiátrico para pessoas com transtornos mentais leves e moderados
Endereço: Silva Jardim, 1383
Fone: 3921-7028
Texto: Jornalista Vera Jacques (MTb 5.972)
Foto: João Alves