Inicial > Notícias > Exposição Erico Santos: artista presenteia Santa...

Notícias

04/06/2014

Exposição Erico Santos: artista presenteia Santa Maria com uma obra sobre Theatro Treze de Maio


Uma obra de arte criada especialmente para presentear Santa Maria foi entregue, na noite desta quarta-feira (4), ao prefeito Cezar Schirmer, no Museu de Arte de Santa Maria (Masm). A peça, em óleo sobre tela, é uma pintura produzida pelo artista plástico Erico Santos que retrata o Theatro Treze de Maio, na Praça Saldanha Marinho, e integra a exposição “Erico Santos – 40 Anos de Pintura (1974/2014)”. A mostra vai até a próxima sexta-feira (6).

De acordo com Santos, a tela que oferece a Santa Maria foi concebida por sugestão da vereadora Sandra Rebelato, autora do Projeto de Lei que instituiu, a partir da sanção do chefe do Executivo, o “Complexo Histórico-Cultural Professora Águeda Brazzale Leal”. E, além desta peça, o artista ainda doou outras quatro obras, criadas em diferentes épocas de sua carreira, para o acervo do Museu de Artes de Santa Maria.

O prefeito Cezar Schirmer agradeceu ao artista pelas peças. “Erico Santos é um grande artista, que nos orgulha muito pela qualidade de suas obras. Tenho a certeza que o Museu de Artes ganha muito em seu acervo com estas obras doadas por Erico. Só tenho a agradecê-lo por nos proporcionar esta oportunidade única de contemplar suas obras e, claro, pela doação destas belíssimas peças”, disse o chefe do Executivo.

O artista, durante a entrega da peça ao prefeito, revelou a dificuldade em reunir mais de 100 quadros para a exposição. Muitas obras, segundo Santos, tiveram de ser buscadas em acervos pessoais especialmente para a mostra. “Este é um marco na minha carreira”, disse. O pintor gaúcho Erico Santos realizou mais de 20 exposições individuais e mais de 200 coletivas nacionais e internacionais, onde obteve prêmios de destaque no cenário artístico.

Complexo “Águeda Brazzale Leal” engloba prédios no entorno da Saldanha Marinho

Localizado no Centro de Santa Maria, o complexo engloba os prédios do Theatro Treze de Maio; do Shopping Independência; João Fontoura Borges, atual Gabinete do Prefeito e antiga sede da Sociedade União Caixeiros Viajantes (SUCV); do Clube Caixeiral Santamariense; e da Casa de Cultura, a fachada da Agência da Caixa Econômica Federal e a Praça Saldanha Marinho, incluindo o chafariz, o coreto e o multipalco.

Santos explica que a pintura partiu de uma solicitação da vereadora Sandra Rebelato. “A pedido da vereadora Sandra, precisei escolher um dos prédios que compõe o Complexo. Pelo valor simbólico em nome da cultura, optei por retratar o Theatro Treze de Maio”, explica o pintor. A obra capta um ângulo do prédio histórico que mostra ainda um fragmento da Praça Saldanha Marinho.

Jornalistas Luiz Otávio Prates e Ana Bittencourt
Fotos: Luiz Otávio Prates

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial