Inicial > Notícias > Hotel fazenda Pampas oficializa instalação no...

Notícias

28/06/2012

Hotel fazenda Pampas oficializa instalação no Bairro Camobi. Obra promete impulsionar o turismo


Hotel Fazenda promete mudar cenário turístico de Santa Maria / Foto: João Alves

Santa Maria começou, na manhã desta quinta-feira (28), a criação de seu próprio pedaço da serra gaúcha, com o anúncio oficial da instalação do Hotel Fazenda Pampas na cidade. A cerimônia aconteceu no salão nobre da sede da Prefeitura, localizada em frente à Praça Saldanha.

O Hotel Fazenda Pampas, que em Santa Maria se instalará onde funcionava a antiga Cidade dos Meninos, em Camobi, possui outras duas unidades, uma na cidade de Santo Cristo, próximo à fronteira oeste e outra em Canela, na serra gaúcha. A área compreendida pelo empreendimento é de 105 hectares, sendo 60 de mata nativa, inteiramente voltada para o lazer do hóspede que terá acesso a trilhas ecológicas, passeio a cavalo, piscinas, churrasqueiras, área de camping, cinco hectares de lagos para pescaria, e atividades voltadas ao turismo rural.
O prefeito Cezar Schirmer acredita que um empreendimento como o Hotel Fazenda Pampas é a chave para a exploração dos potenciais turísticos de Santa Maria, identificados e desenvolvidos nos últimos três anos e pode configurar uma demanda de novos investimentos na cidade. “Turismo é ciência, é desenvolvimento econômico. É despertar potencialidades para gerar emprego e renda. Santa Maria integra a região com maior potencial turístico do estado. Nós estamos posicionados no final da Serra Geral e no início do pampa gaúcho. Santa Maria perpassa a história ferroviária e militar do Brasil, e é um polo paleontológico com o fóssil do dinossauro mais antigo do mundo. Patrimônios históricos como a Gare da Viação Férrea e a Vila Belga, além das nossas belezas naturais, são grandes atrativos. Gramado e Canela é caro e longe para 80% dos gaúchos. Nós não queremos disputar mercado com essas cidades. Nós queremos chamar a atenção desses 80%, pois Santa Maria é perto e barato”, enaltece o prefeito.

Potencialidades que, segundo a secretária de Município do Turismo, Norma Martini Moesch, foram percebidas e levadas em conta pelo Hotel Pampas, mesmo que não sendo ainda concretas. “Esse empreendimento chega a Santa Maria apontando para além da beleza das montanhas que nos cercam e ao mesmo tempo se encaixa com a política desse governo. Estamos falando de desenvolvimento integrado do turismo. Estamos falando de juntar toda a produção de uma sociedade com uma política pública e uma infraestrutura como essa para impulsionar um projeto dessa envergadura”, esclarece.

E segundo o secretário de Município de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, o crescimento econômico destacado pelo prefeito não depende exclusivamente de turistas. O Pampas chega e toma para si a função de agente catalisador de uma economia local rural. “É uma característica do hotel consumir, se valer, de produtos alimentícios locais. E graças aos programas de estímulo da Prefeitura, os produtores que estão com sua produção desenvolvida poderão comercializar diretamente com o hotel e aquecer a economia local”, explica.

De acordo com um dos proprietários e idealizador da vinda do hotel para Santa Maria, Gabriel Knapp, a estrutura física da Cidade dos Meninos será inteiramente reformulada para aportar 70 apartamentos, restaurante, salas de convenções, salões de festas e até uma cantina típica italiana. Apesar de a aparência externa demonstrar certo avanço nas obras, a inauguração não tem data certa. “Já faz três meses que estamos em obra e hoje elas estão em fase externa, como estradas, açudes. A parte interna, como os apartamentos e restaurante, deve começar no próximo ano. Em reformas, é complicado dar prazos, pois nunca se sabe o que se pode encontrar. Nós estamos trabalhando com o prazo de finalizar e então abrir a primeira ala no segundo semestre de 2013”, calcula.

Além de movimentar a cidade e região, inclusive inaugurando uma nova potencialidade que é o turismo rural, o Hotel pretende aproveitar a posição geográfica privilegiada de Santa Maria e promete trazer consigo uma gama de eventos nacionais que já são costumeiros na sede de Canela. “Já surgiram cotações de algumas etapas de competições esportivas, como o campeonato gaúcho de down hill e cross country,e até o próprio Open de Tênis. E nós estamos estudando o que poderá ser feito antes da inauguração. A própria construção do nosso hostel (albergue), que é fundamental para esse tipo de evento devido ao número de pessoas que pode abrigar e os valores cobrados”, explica Knapp.

Cabanas em forma de barril

Um grande atrativo do Hotel Fazenda Pampas, em Canela, são as cabanas feitas dentro de barris reais de vinho, utilizados por vinícolas da região. São cerca de 20 barris transformados em cabanas de três andares, com sala, quarto, cozinha, banheiro e até lareira, churrasqueira e varanda. A administração do hotel garante que já foram separados 35 barris para serem transformadas em cabanas e integrarem o Pampas daqui.

Morro do Elefante

Para quem é ligado em trilhas e turismo ecológico, a administração do hotel informa que não manterá fechada a trilha do Morro do Elefante, uma das mais frequentadas da região e que fica na propriedade do novo Pampas. Ela deverá ser reaberta após uma revitalização e instalação de aparelhos de segurança para tornar os passeios mais seguros e responsáveis.  

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial