Prefeito de Santa Maria assina decreto de emergência após os prejuízos causados pelas chuvas

30/09/2026 | atualizado às 19h26m


Em 48h, Santa Maria registrou um volume de chuva superior à média prevista para todo o mês de setembro

Na tarde desta quarta-feira (30), o prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo, assinou o Decreto Executivo nº 107, que declara situação de emergência nas áreas do Município afetadas pelas fortes chuvas registradas de domingo (27) a terça-feira (29) em Santa Maria.

Os acumulados pluviométricos ultrapassaram 230 mm, de acordo o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden). Além disso, em apenas 48h, Santa Maria registrou um volume de chuva superior à média prevista para todo o mês de setembro, causando impactos sociais e um deslizamento de terra no Morro do Cechella.

“Tivemos um acumulado muito grande de chuvas no Município, mas nossas equipes da Defesa Civil agiram de forma rápida para atender aos chamados. Estamos monitorando as áreas de risco. O decreto nos permite uma maior celeridade para enfrentarmos mais essa situação delicada na nossa cidade”, afirma o prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo, acompanhado do secretário de Resiliência Climática e Relações Comunitárias, Edson das Neves Junior.

Por conta do alto volume de chuva, escolas tiveram as aulas suspensas, houve danos em unidades de saúde, vias da área urbana e em pontes no Interior.

Levantamento da Defesa Civil realizado na tarde de terça-feira contabilizou que cerca de 40 pessoas ficaram desalojadas em seis bairros e nos distritos de Arroio Grande e Arroio do Só. Todos foram para residências de parentes. Ainda, durante a tarde de terça-feira, as equipes fizeram a entrega de lonas para cobrir o telhado de residências na Região Oeste, principalmente nos bairros Nova Santa Marta, Pinheiro Machado e Boi Morto.

Na manhã desta quarta-feira (30), as equipes da Defesa Civil atuaram no Distrito de Passo do Verde, pois o nível do Rio Vacacaí subiu, está com 1,2 metro (1 metro e 20 centímetros) acima do nível normal, atingindo diversas residências. São 29 famílias (60 pessoas) com seus animais domésticos que estão no andar superior das residências e preferiram não sair, uma vez que a tendência é de que o nível da água comece a baixar até o fim do dia desta quarta.

“Seguimos nos concentrando nos atendimentos às famílias e buscando chegar nas comunidades mais isoladas. As equipes da Defesa Civil seguem monitorando as previsões climáticas e agindo no que for preciso. O Decreto demonstra para a União e para Estado, que precisamos ações complementares para o restabelecimento e assistência à nossa população”, reforça o secretário de Resiliência Climática e Relações Comunitárias de Santa Maria, Edson das Neves Junior.

A assinatura do decreto possibilita o Executivo a fortalecer e agilizar ações para mitigar os prejuízos sociais, habitacionais e de infraestrutura causados pelas chuvas no Município. O decreto entra em vigor na data da publicação, que tem validade de 180 dias.

Texto: Eduarda Paz (MTb: 21.598)
Fotos: Samuel Marques/PMSM | João Vilnei (MTb: 18.086)  | Felipe Ferreira/PMSM | Guilherme Brum/PMSM
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria

Imagens