Prefeitura lança 53ª Feira do Livro de Santa Maria e apresenta identidade visual da festa literária

15/07/2026 | atualizado às 15h28m


Edição será de 7 a 22 de agosto, na Praça Saldanha Marinho. Tema deste ano comemora os 120 anos do nascimento do grande escritor Mário Quintana

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, e a Comissão Organizadora, lançou a 53ª Feira do Livro de Santa Maria na manhã desta quarta-feira (15), na Estação Sicredi. O tradicional evento literário ocorrerá de 7 a 22 de agosto, na Praça Saldanha Marinho. Na oportunidade, também foi apresentada a identidade visual para a edição de 2026. O professor Roberto Gerhardt conduziu o trabalho de criação junto com os alunos do curso de Design da Universidade Franciscana (UFN). A acadêmica Betina Menine Toniazzo concebeu o projeto gráfico.

Nesta edição, o convite é para todos perceberem como a comunicação está em tudo ao redor – até nos detalhes mais sutis, que ganham vida quando olhados com atenção e sensibilidade. O trabalho de identidade visual foi realizado por Betina com dedicação, refletindo o tema desta edição: os 120 anos do nascimento do grande escritor Mario Quintana, cuja obra atravessa o tempo.

“A Feira do Livro é um espetáculo, é um show literário! Serão 16 dias intensos, de muita cultura, literatura, arte e educação. Santa Maria cada vez mais se materializa como uma cidade que tem na cultura por tudo que nós temos. Vamos celebrar os 120 anos de nascimento do gaúcho de Alegrete, Mário Quintana. Espero todos vocês para que possamos estar juntos de 7 a 22 de agosto, na Praça”, reforçou o prefeito Rodrigo Decimo, acompanhado da vice-prefeita, Lúcia Madruga.

A secretária de Cultura, Rose Carneiro, lembra que a programação da Feira do Livro está em planejamento. Os nomes confirmados e as atrações serão anunciados em breve. Serão dias de encontros, descobertas e celebrações, onde cada livro é uma porta aberta para o mundo.

“Este ano, a Feira traz uma homenagem super especial ao nosso poeta passarinho. Mário Quintana nasceu em 30 de julho de 1906. Ele se tornou um escritor imortal não por um título, mas pela grandeza de sua obra e simplicidade com que ele mesmo via essa condição. O poeta tinha a habilidade rara de dizer muito com poucas palavras. A poesia, para ele, não se tratava de uma fuga, mas sim de uma forma de olhar. Ele nos ensina que quando paramos para contemplar a vida com sensibilidade, o cotidiano ganha contornos mágicos. E é nessa sintonia que vamos realizar a 53ª edição da Feira do Livro. A nossa Feira é um legado que se projeta e se expande como política pública essencial, ela transcende as páginas dos livros. Vira fomento à cultura e estimula a leitura. É a economia viva que gera renda. É abraço social que valoriza a literatura e a leitura como transformação”, destacou a secretária de Cultura, Rose Carneiro.

Durante a Feira, são realizados 258 lançamentos de livros. Dentre estes, 18 infantis e 40 coletâneas. Mais de mil autores passarão pela feira, de 24 municípios gaúchos, além de Santa Maria, e dos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Tocantins.

“A Feira do Livro é um grande evento e pensamos em unir mais educação, cultura e a inovação. Vamos expandir e fazer acontecer a 6ª edição do Educar e Empreender, que é um espaço consagrado de encontro da educação que fomenta e inovação. Neste espaço geográfico Centro-Gare, onde emana a história, a cultura e a inovação, e para potencializarmos o desenvolvimento de nossa região, estarão conosco 44 municípios levando daqui a experiência de uma linda Feira do Livro, e de um potencial espaço que emana a educação no nosso Município nos níveis de Educação Básica, Ensino Superior e Técnico superior”, fez o convite a secretária de Educação Gisele Bauer Mahmud.

O lançamento da Feira contou com a presença do patrono Daniel Figueira Tonetto e da homenageada Ruth Sopher Pereyron. O homenageado póstumo, professor Pedro Brum Santos, foi representado pela esposa, Lisiane Gonçalves e o filho João Pedro. Prestigiaram o evento, secretários municipais, a equipe da Secretaria de Cultura, representantes da Câmara de Vereadores, patrocinadores, apoiadores, imprensa e convidados.

Sobre a Feira do Livro

A 53ª Feira do Livro de Santa Maria ocorrerá de 7 a 22 de agosto, na Praça Saldanha Marinho. O patrono é Daniel Figueira Tonetto, advogado, professor universitário e escritor com destacada trajetória profissional, acadêmica e literária. A festa literária terá como homenageada Ruth Sopher Pereyron, uma importante referência na promoção cultural de Santa Maria, contribuindo para a retomada e manutenção de um dos principais espaços culturais do município - o Theatro Treze de Maio. A feira tem como homenageado póstumo, o professor Pedro Brum Santos, uma referência para a literatura, a pesquisa e a formação de leitores na cidade e em toda a região.

A 53ª Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, por meio das Secretarias de Cultura e de Educação; Cesma; Câmara do Livro; 8ª Coordenadoria Regional de Educação; Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Franciscana (UFN) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar).

A produção cultural é da Plano Comunicação e Eventos e Denise Copetti Produções. O incentivo cultural é da Unimed Santa Maria e Clínica Viver, com apoio da Apusm, Sebrae Região Centro, Gráfica Pallotti, Colégio Marista Santa Maria, CUFA RS e Sedufsm. Os patrocínios são de Rede Super, Podal Distribuidora, Beltrame Materiais de Construção, Sicredi, Santa Lúcia Distribuidora de Combustíveis e Corsan. O financiamento é da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Santa Maria e Sistema Pró-Cultura RS.

PATRONO – DANIEL FIGUEIRA TONETTO

Daniel Figueira Tonetto é advogado, professor universitário e escritor com destacada trajetória profissional, acadêmica e literária. Há mais de 20 anos atua na advocacia e no magistério superior, consolidando uma carreira marcada pelos compromissos com o Direito, com a educação e com a cultura.

É sócio fundador do escritório Martini, Medeiros & Tonetto Advogados. Graduado em Direito pela UFSM, é doutorando em Direito pela Universidade de Salamanca, na Espanha, mestre em Direito pela Universidade Autónoma de Lisboa, mestre em Inclusão Social pelo Centro Universitário Metodista (IPA) e especialista em Ciências Criminais pelo Instituto Luiz Flávio Gomes.

No campo cultural e intelectual, integra relevantes instituições literárias, sendo membro da Academia Santa-mariense de Letras, da Academia de Artes e Letras de São Sepé e da Academia de Letras da Região Central do Estado. Em reconhecimento à sua contribuição à literatura e à promoção da cultura, foi Patrono da Feira Municipal do Livro de São Sepé, em 2018.

Ao longo de sua trajetória, recebeu importantes distinções públicas, entre elas títulos de Cidadão Santa-mariense e Cidadão Benemérito, conferidos pela Câmara de Vereadores de Santa Maria, além da Medalha Sepé Tiaraju, outorgados pela Câmara de São Sepé. Autor de diversas obras jurídicas e ficcionais, firmou seu nome no cenário literário contemporâneo com a trilogia ‘Crime em Família’, o romance ‘Madre Tereza’, a obra ‘Dois Caminhos’ e o livro ‘A cor que nos separa’, obra que alcançou o posto de livro mais vendido no Brasil e projetou Santa Maria no panorama literário nacional.

HOMENAGEADA – RUTH SOPHER PEREYRON

Ao longo de sua trajetória, Ruth Sopher Pereyron consolidou-se como uma importante referência na promoção cultural de Santa Maria, contribuindo para a retomada e manutenção de um dos principais espaços culturais do município - o Theatro Treze de Maio.

Ruth Sopher Pereyron é professora aposentada da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e diretora do Theatro Treze de Maio, em Santa Maria. Nascida no Rio de Janeiro, passou a infância na capital carioca, formou-se em Farmácia em Curitiba e, em 1973, foi admitida como docente da UFSM, onde atuou por 25 anos, aposentando-se em 1996. Durante sua trajetória acadêmica, foi Subchefe do Departamento de Química entre 1984 e 1986 e também integrou o Departamento Cultural da Associação dos Professores de Santa Maria (APUSM).

Após a aposentadoria, Ruth passou a se dedicar de forma mais intensa à área cultural. Nos anos 1990, foi convidada pela então secretária Municipal de Cultura, Maristela Moura, a colaborar na criação de uma associação de apoio ao Theatro Treze de Maio, inspirada na experiência do Theatro São Pedro, em Porto Alegre, onde sua mãe, Eva Sopher, atuava como Presidente da Fundação Theatro São Pedro e madrinha do teatro santa-mariense. A partir dessa iniciativa, em 1993, Ruth participou da criação da Associação dos Amigos do Theatro Treze de Maio (AATTM), da qual foi vice-presidente em 1995.

Em 1997, após liderar uma campanha de revitalização, participou da reinauguração do Theatro Treze de Maio, espaço cultural no qual desde então, segue como diretora. Também integrou o setor cultural da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (ADESM), atuou como conselheira fiscal da Associação dos Amigos do Museu de Arte de Santa Maria (MASM) e é membro do Conselho Fiscal da Orquestra Sinfônica de Santa Maria. Em reconhecimento à sua atuação, recebeu o título de Cidadã Benemérita de Santa Maria (2010), concedido pela Câmara Municipal de Vereadores, além do Prêmio Evandro Behr (2019), conhecido como o “Oscar da Cultura”.

HOMENAGEM PÓSTUMA

A 53ª Feira do Livro de Santa Maria presta uma homenagem in memoriam ao professor Pedro Brum Santos - Patrono da 39ª Feira do Livro, em 2012 - uma referência para a literatura, a pesquisa e a formação de leitores na cidade e em toda a região. Professor, pesquisador, escritor e crítico literário, Pedro Brum Santos dedicou sua vida ao ensino e ao universo das letras. Na Universidade Federal de Santa Maria, formou gerações de estudantes, compartilhando conhecimento, incentivando a pesquisa e despertando o gosto pela leitura e pela escrita.

Sua contribuição ultrapassou os muros da universidade. Ao longo de sua trajetória, participou ativamente da vida cultural de Santa Maria, deixando sua marca não apenas nos livros que escreveu e nas pesquisas que desenvolveu, mas, principalmente, nas pessoas que teve o privilégio de ensinar e inspirar. Ele faleceu em 23 de maio deste ano.

Texto: Diniana Rubin (MTb: 10.459)
Fotos: Felipe Ferreira / Prefeitura
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Imagens