Prefeitura de Santa Maria renova frota do Samu com ambulância de suporte avançado
26/06/2026 | atualizado às 15h58m
Veículo foi adquirido com emenda parlamentar, contrapartida municipal e investimento do Samu
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Santa Maria conta com uma nova ambulância de suporte avançado (UTI móvel) a partir desta sexta-feira (26) para atender a população. O prefeito Rodrigo Decimo recebeu o veículo, da fabricante Mercedes-Benz, que vai substituir uma ambulância de suporte avançado já em uso.
“Este é mais um equipamento tão importante para nossa cidade e que vai se somar a tantos outros que cuidam da nossa população. Estamos com o posto de saúde do Bairro Campestre do Menino Deus licitado, a nova Farmácia Municipal em funcionamento e ainda estamos trabalhando para termos o Pronto Atendimento em Camobi”, elencou o prefeito.
Conforme o secretário de Saúde, Guilherme Ribas, o Samu passou de 8 mil atendimentos por ano para 16 mil atendimentos por ano. Atualmente, o serviço conta com sete ambulâncias, sendo duas UTI móvel, três de suporte básico, duas reservas técnicas e uma camionete 4x4.
“Termos uma nova ambulância faz toda a diferença para um serviço que roda 24 horas por dia e que chega no momento mais difícil para uma pessoa, para uma família. Esse trabalho tem um reflexo lá na ponta, quando a população é atendida no PA do Patronato, na UPA”, explicou.
O veículo foi adquirido por meio de emenda parlamentar do deputado federal Luiz Carlos Busato, viabilizada pelo intermédio do vereador Marcelo Zappe Bisogno, no valor de R$ 314 mil. A compra contou ainda com contrapartida da Prefeitura de R$ 51.450,00 e investimento adicional do Samu de R$ 21 mil.
“Este é um serviço fundamental para salvar vidas. Eu estou com determinado em conseguir emendas para a saúde. E pretendo ainda colocar novos recursos em 2027 para uma nova ambulância do Samu”, afirmou o vereador Marcelo Zappe Bisogno.
De acordo com o coordenador geral do Samu, Nilvo da Rosa, a renovação da frota do Samu em Santa Maria vem acontecendo desde 2017, o que trouxe melhorias significativas ao serviço, ampliando o número de atendimentos.
“Com o nosso investimento, esta ambulância passou por readequação para ser transformada em UTI móvel, garantindo maior capacidade de resposta em situações críticas. É uma contrapartida importante que reforça o compromisso de oferecer atendimento de qualidade à população”, disse.
A cerimônia também teve a presença do secretário de Desenvolvimento Rural, Marcelo Dalla Corte; do secretário adjunto de Governança, Carlos Vianna; do vereador Admar Pozzobom, representando a presidência do Legislativo Municipal; do vereador Guilherme Badke; do secretário adjunto da Secretaria de Estado de Sistemas Penal e Socioeducativo, Alexandre Lima; do representante do deputado Busato, Jair Binotto; e do assessor do deputado Paulo Pimenta, Daniel Diniz.
Texto: Gabriel Marques (MTb: 20.860)
Fotos: Samuel Marques (Prefeitura)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria