Agergs inicia fiscalização em Santa Maria e prefeitura reforça cobrança sobre serviços da Corsan
23/06/2026 | atualizado às 14h12m
O prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo, recebeu, na manhã desta terça-feira (23), representantes da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) e da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan/Aegea). A visita, no Gabinete do Prefeito, marcou o início das atividades de fiscalização que a agência reguladora realizará em Santa Maria ao longo desta semana com trabalhos previstos até sexta-feira (26).
Durante o encontro, o prefeito reforçou a posição da Prefeitura de seguir cobrando melhorias nos serviços prestados pela concessionária e destacou a importância da atuação da Agergs no acompanhamento do contrato. Segundo o prefeito, a fiscalização rigorosa é fundamental para garantir que as demandas da população sejam atendidas e que os problemas relatados pelos moradores sejam solucionados.
“O município tem feito seu papel, cobrando respostas e soluções. A fiscalização é uma ferramenta importante para que possamos avançar na qualidade dos serviços e reduzir as reclamações que ainda chegam da comunidade. O fato é que não está bom e precisamos de respostas mais concretas”, ressaltou o prefeito.
Especialista em regulação da Agergs, Guilherme Pacífico destacou que a ação busca conhecer melhor o sistema em Santa Maria, os problemas e as qualidades:
“Nosso trabalho é verificar o que precisa melhorar, sugerir propostas e fiscalizar para que o usuário tenha um serviço de qualidade”.
Ao longo da semana, serão visitados vários locais. As visitas serão acompanhadas de representantes da Corsan e dos fiscais do contrato da Prefeitura de Santa Maria.
COBRANÇAS
Após sucessivas cobranças por parte da Prefeitura, a Corsan anunciou, no começo deste mês, que não está mais emitindo faturas por média de consumo em Santa Maria. A Companhia também garantiu que consumidores que contestarem suas contas pelos canais adequados não terão cortes no fornecimento de água enquanto a situação estiver em análise.
Ainda, neste mês, a Agergs anunciou a ampliação do acesso à Tarifa Social de Água e Esgoto. Em Santa Maria, o benefício pode alcançar mais de 24 mil famílias com desconto de 50% sobre a tarifa de água e esgoto.
Texto: Maurício Araujo (MTb 17.781)
Fotos: Samuel Marques / PMSM
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria