Com investimento de R$ 710 mil, Prefeitura inicia obra de reconstrução de ponte no Bairro João Goulart
18/02/2026 | atualizado às 19h36m
Nova estrutura de concreto na Rua Fontoura Ilha irá substituir a ponte provisória de madeira, possibilitando mais segurança na travessia de moradores da Vila Schirmer sobre o Rio Vacacaí-Mirim
A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade, celebrou, na tarde desta quarta-feira (18), o início das obras de reconstrução da ponte na Rua Professor Fontoura Ilha, no Bairro Presidente João Goulart. O ato de assinatura da ordem de início ocorreu no local da futura estrutura, na Vila Schirmer, e representa um investimento de R$ 710 mil para garantir a segurança e a mobilidade da região após os danos climáticos dos últimos anos.
"A assinatura desta ordem de serviço concretiza nosso compromisso com a segurança da região. Trabalhamos para captar os recursos e planejar uma estrutura definitiva, de concreto, que suporte as variações do rio. Mais do que refazer uma ponte, estamos garantindo que as famílias que dependem deste acesso diariamente voltem a transitar com tranquilidade e dignidade", destacou o prefeito Rodrigo Decimo.
A estrutura terá 25 metros de comprimento e 5 metros de largura em concreto armado. Considerando as questões de resiliência climática, o projeto utiliza fundações do tipo estaca raiz para garantir mais resistência a futuras cheias do Rio Vacacaí-Mirim. Como parte da execução da obra, será estabelecido o acesso temporário para os moradores que dependem da ponte para acessar as suas residências.
"A nova ponte foi projetada para ser uma solução definitiva. Teremos 25 metros de concreto armado com fundações profundas que evitam novos riscos de colapso. É um trabalho técnico rigoroso para resistir a episódios de chuva severa. O cronograma será acompanhado de perto para que a comunidade seja atendida no prazo de 10 meses", pontuou o secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Wagner da Rosa, presente no local.
Durante a calamidade climática vivenciada em abril e maio de 2024, a ponte existente no local foi destruída. Em seu lugar, foi executada uma estrutura provisória para que os moradores não ficassem ilhados. Entretanto, a passagem foi novamente danificada pelo desastre climático iniciado em 16 de junho de 2025, quando choveu mais que o dobro da média mensal em apenas quatro dias.
Os recursos para a execução da ponte são provenientes da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC), do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). A empresa vencedora da licitação é a FZ Construções, que tem 10 meses para a execução da estrutura.
Também estiveram presentes no ato de assinatura o secretário da Fazenda, Luiz Oliveira; a secretária de Governança, Carolina Lisowski; o secretário de Desenvolvimento Rural, Marcelo Dalla Corte; a secretária de Planejamento e Administração, Liana Ebling; o secretário de Urbanismo e Projetos, Guilherme Schneider; o secretário de Licenciamento e Desburocratização, Pietro Júnior; e o secretário adjunto de Desenvolvimento Social, Marcelo Acosta. Ainda compareceram Fábio Fleck Borba, representando o Governo Federal; Fábio Zocolotto, da FZ Construtora; Iria Costa Comaretto, representando a comunidade; os vereadores Valdir Oliveira, Helen Cabral e Marcelo Bisogno e o deputado estadual Valdeci Oliveira.
Texto: Lenon de Paula (MTb: 18.763)
Fotos: Guilherme Brum (Prefeitura)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria