Força-tarefa integrada realiza operação de fiscalização e combate ao crime na região do Km 2

17/12/2025 | atualizado em 18/12/2025 às 12h50m


Ação coordenada pela Secretaria de Segurança e Ordem Pública mobilizou órgãos municipais, estaduais e concessionárias; ofensiva resultou em oito prisões e apreensão de materiais ilícitos

A Prefeitura de Santa Maria deflagrou, na manhã desta quarta-feira (17), a Operação Km 2, uma grande ofensiva integrada para combater o furto e a receptação de fios, além do tráfico de drogas, em uma área degradada do Bairro Divina Providência. A ação, coordenada pela Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SSOP), buscou dar uma resposta imediata aos índices criminais e fiscalizar depósitos de reciclagem que operavam de forma irregular, funcionando como pontos de consumo e comercialização de materiais furtados.

A operação teve caráter de fiscalização e repressão a ilícitos. Durante as abordagens, as equipes confirmaram a existência de furtos de energia elétrica e de água nas recicladoras vistoriadas. O balanço final da operação confirmou oito prisões, sendo três delas em flagrante por tráfico de drogas. Também foram apreendidos entorpecentes, balanças de precisão, dinheiro, celulares furtados, arma de brinquedo e, inclusive, motor de uma geladeira pertencente a uma escola municipal. A Superintendência de Controle e Bem-Estar Animal medicou um cão e recolheu uma égua, dois cavalos, duas ovelhas, um filhote de pato, uma galinha e um peru. Os animais resgatados foram acolhidos no Instituto Assistencial de Bem-Estar Animal (IABEA).

Pela Prefeitura, participaram representantes das secretarias de Segurança e Ordem Pública (SSOP), por meio da Guarda Municipal e Superintendência de Trânsito, Secretaria de Licenciamento e Desburocratização (SELD), Meio Ambiente, Desenvolvimento Social, Infraestrutura e Serviços Públicos, além da Vigilância Sanitária (Secretaria de Saúde) e da Defesa Civil (Resiliência Climática e Relações Comunitárias).

O suporte operacional foi garantido pelas forças de segurança do Estado, com a atuação da Polícia Civil, Brigada Militar (Patrulha Ambiental e Batalhão de Choque) e Corpo de Bombeiros. As concessionárias RGE e Corsan também integraram a missão para identificar e interromper as ligações clandestinas de luz e água.

“Atendendo a uma requisição do Ministério Público, realizamos esta operação integrada para enfrentar crimes ambientais e a receptação de materiais ilícitos no Km 2. Fiscalizamos depósitos que operavam sem alvará e que tinham sido interditados pelos Bombeiros, combatendo diretamente o furto de fios e o tráfico na região. Com o apoio das forças de segurança e demais secretarias, conseguimos restabelecer a legalidade e garantir uma resposta efetiva à sociedade”, destacou o secretário de Segurança e Ordem Pública, Getúlio de Vargas.

APOIO SOCIAL E ASSISTÊNCIA

A Secretaria de Desenvolvimento Social acompanhou toda a jornada para identificar situações de vulnerabilidade social e oferecer o suporte necessário aos indivíduos encontrados na área degradada.

“A nossa prioridade nesta força tarefa foi assegurar que a fiscalização ocorresse , garantindo os direitos das pessoas em vulnerabilidade social. Mapeamos as famílias e indivíduos em situação de risco, oferecendo os serviços e encaminhando para rede de proteção, desde casa de passagem até a inclusão em programas de assistência. O objetivo é garantir que o acesso dos  serviços da assistência cheguem a esses locais, oferecendo alternativas dignas de subsistência", explicou o secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves.

 

Texto: Lenon de Paula (MTb: 18.763)
Foto: Prefeitura de Santa Maria
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Imagens