Prefeitura de Santa Maria moderniza sistemas digitais do Trânsito, da Habitação e da Defesa Civil

08/12/2025 | atualizado às 10h14m


Novas ferramentas da Superintendência de Tecnologia garantem mais agilidade, precisão e transparência nos serviços prestados à comunidade 

A Prefeitura de Santa Maria segue avançando dentro da meta de modernização administrativa. Os novos sistemas elaborados pela Superintendência de Tecnologia, ligada à Secretaria de Planejamento e Administração, para registro de ocorrências de trânsito já está em fase de implantação e vai trazer mais agilidade e precisão tanto para os agentes fiscais quanto para os usuários. As atualizações se estendem aos serviços da Habitação e da Defesa Civil. 

De acordo com a secretária de Planejamento e Administração, Liana Ebling, os novos sistemas foram entregues para secretarias que estão na ponta, interagindo diretamente com os cidadãos, e que agora poderão desempenhar o seu trabalho com ainda mais maestria. Os resultados refletem uma gestão comprometida em trazer praticidade e agilidade aos processos tanto para a população quanto para os servidores.

“A modernização dos serviços públicos representa um avanço essencial para aproximar o governo da população. Ao incorporar tecnologias digitais, simplificar fluxos de atendimento e promover a integração entre diferentes setores, tornamos os processos mais ágeis, transparentes e acessíveis. Assim, a administração pública consegue oferecer respostas mais rápidas e eficientes às demandas do cidadãos”, afirma a secretária.

TRÂNSITO

Com a nova ferramenta, o registro de ocorrências de trânsito passa a ser feito diretamente no sistema, via celular ou tablet, garantindo mais rapidez e confiabilidade das informações. Entre os avanços, destacam-se a rapidez na confecção do boletim de ocorrência, com o registro feito na hora, permitindo a liberação mais rápida dos envolvidos e dos agentes de trânsito. 

A agilidade também é percebida no momento da consulta desses boletins no site da Prefeitura, que ficarão disponíveis na Área do Usuário vinculado ao CPF do cidadão logado, sem necessidade de informar o número da ocorrência. 

As melhorias ainda envolvem o aprimoramento da visualização do boletim com fotos mais nítidas, conteúdo organizado e detalhado, além de QRCode para verificação da autenticidade. E os agentes de trânsito terão a possibilidade de cadastrar novos parâmetros, como veículos e ruas, durante a confecção do boletim, tornando o processo mais assertivo. 

Conforme o superintendente de Trânsito, Alexandre Brondani, antes o preenchimento das ocorrências era feito manualmente em uma ficha. A mudança agiliza os processos e possibilita a realização de estatísticas mais eficazes, identificando com precisão os locais e horários mais suscetíveis a acidentes. 

 HABITAÇÃO   

A Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária também passa por atualização. Foi lançado, nesta sexta-feira (5), o Sistema Gestor de Habitação, uma modernização do sistema atual e que tratará sobre os dados de cadastro habitacional e regularização fundiária. 

DEFESA CIVIL  

Criada neste ano, a Secretaria de Município de Resiliência Climática e Relações Comunitárias ampliou o atendimento à população em situações de emergência e prevenção de riscos. Entre as ferramentas disponíveis estão o cadastro de pessoas afetadas por desastres; de voluntários; solicitação de abastecimento de água potável; de avaliação de risco; de documentos da Defesa Civil; formulário de participação comunitária. 

Estes serviços se mostraram fundamentais durante os períodos de emergência climáticas enfrentadas este ano, como as chuvas de junho.

Texto: Gabriel Marques (MTb: 20.860)
Foto: João Alves (MTb: 17.922)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria

Imagens