Projeto itinerante é reconhecido como experiência exitosa na prevenção ao HIV e outras IST
O trabalho desenvolvido pela Unidade Itinerante de Saúde para Prevenção Combinada de HIV e IST – “Trailer Testa Santa Maria” foi reconhecido pelo Ministério da Saúde como uma das nove experiências exitosas do Rio Grande do Sul na oferta da prevenção combinada.
A seleção foi realizada pelo Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (Dathi/SVSA/MS). O objetivo é valorizar práticas bem-sucedidas que fortalecem as políticas públicas de saúde e contribuem para eliminar a Aids como problema de saúde pública até 2030.
As experiências reconhecidas integrarão uma publicação técnica nacional, que servirá de referência para novas ações do Sistema Único de Saúde (SUS).
Em oito meses de atuação
Desde o início das atividades, em março de 2025, o Trailer Testa Santa Maria realizou 1.568 testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, alcançando 392 pessoas em diferentes territórios da cidade.
Foram identificados 32 novos casos reagentes — 25 de Sífilis, 5 de Hepatite C e 2 de HIV — todos encaminhados para unidades de referência.
O projeto também distribuiu 2,5 mil insumos de prevenção, como preservativos, gel lubrificante e autotestes de HIV, e participou de 12 ações itinerantes em bairros de Santa Maria.
Entre os atendidos, 58% eram mulheres, 52% se autodeclararam pretos ou pardos e 94% dos casos reagentes eram homens, indicadores que reforçam a importância da descentralização dos serviços.
Arte e saúde
Um dos diferenciais do projeto é a identidade visual do Trailer, com pintura artística da santa-mariense Bruna Rison, que levou cor, sensibilidade e representatividade ao espaço, tornando-o mais acolhedor e próximo da comunidade.
A ação reforça que a arte também é instrumento de promoção da saúde, estimulando o diálogo e o sentimento de pertencimento.
Reconhecimento coletivo
O reconhecimento do Trailer Testa Santa Maria reforça o compromisso do Município com a promoção da saúde, a equidade e o cuidado integral à população.
“Esse reconhecimento é fruto do trabalho coletivo de profissionais comprometidos, entre eles residentes e estudantes, e da parceria com a Secretaria de Saúde, especialmente com o secretário municipal Guilherme Ribas, que acredita em iniciativas inovadoras no cuidado aos santa-marienses. Reafirmamos nosso compromisso com políticas públicas de saúde eficientes e com o direito de todos e todas a uma vida com dignidade e informação”, destaca Márcia de Lima, responsável pela Política de HIV/Aids, ISTs e Hepatites Virais.
Texto: Luisa Neves (Mtb:19.010)
Foto: Samuel Marques/PMSM
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria