Prefeitura combate poluição visual com a retirada de mais de 12 toneladas de fios ociosos em 3 anos
23/10/2025 | atualizado às 11h39m
Nesta terça (21) e quarta-feira (22) de outubro, mutirão de recolhimento de fios em desuso retirou aproximadamente 500 quilos de fios na Rua Coronel Niederauer
A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Governança, coordena um mutirão de retirada de fios em desuso na região central da cidade. A força-tarefa recolheu aproximadamente 500 quilos de cabos nesta terça-feira (21) e quarta-feira (22) de outubro. A intervenção ocorreu na Rua Coronel Niederauer, entre as ruas Samuel Kruschim e Av. Borges de Medeiros.
O objetivo da Prefeitura é redefinir a paisagem urbana e garantir a segurança de motoristas e pedestres, evitando o acúmulo de lixo eletrônico e a queda de fiação. O total de fios recolhidos desde o início do mutirão, em 2022, já ultrapassa a marca de 12 toneladas. Somente em 2025, foram mais de 4,5 toneladas de fios ociosos retirados dos postes.
FORÇA-TAREFA
As frentes de trabalho são compostas por técnicos das empresas de telecomunicações que compartilham o uso dos postes. Durante a execução, os técnicos não apenas recolhem os fios em desuso, mas também realizam o alinhamento dos cabos mal posicionados.
As intervenções ocorrem nos trechos que são a espinha dorsal da rede de telecomunicações de Santa Maria, áreas com alta densidade de cabeamento e maior volume de reclamações da população. O material recolhido é encaminhado para reciclagem, onde é pesado e recebe o descarte adequado.
O mutirão é uma iniciativa coordenada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Governança, e conta com o apoio das secretarias de Segurança e Ordem Pública, de Meio Ambiente, de Serviços Públicos, de Infraestrutura e Mobilidade e Procuradoria-Geral do Município, bem como o acompanhamento do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS). A iniciativa seguirá nos dias 11 e 12 de novembro, na Rua Coronel Niederauer. Confira abaixo as próximas etapas.
FIOS EM DESUSO
NOVEMBRO
11 – Coronel Niederauer (entre Visconde de Pelotas e Conde de Porto Alegre)
12 – Coronel Niederauer (entre Conde de Porto Alegre a Serafim Valandro)
18 – Serafim Valandro (entre Av. Medianeira e Tuiuti)
19 – Serafim Valandro (Tuiuti até Andradas)
DEZEMBRO
09 – Av. Rio Branco (entre Venâncio Aires e Treze de Maio)
10 – Floriano Peixoto (entre Silva Jardim e Cel. Niederauer)
16 – Av. Fernando Ferrari (toda extensão)
17 – Reunião de avaliação
Texto: Lenon de Paula (MTb: 18.763)
Fotos: João Vilnei (Mtb: 18.086)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria