Inicial > Notícias > Prefeitura lança programa Santa Maria Cidade...

Notícias

01/09/2025 03/09/2025 17h24m

Prefeitura lança programa Santa Maria Cidade Educadora para transformar a cidade pela educação


A proposta amplia os espaços de educação, formais e informais, e busca transformar realidades por meio do conhecimento

A Prefeitura de Santa Maria lançou o Santa Maria Cidade Educadora nesta segunda-feira (1º). O programa busca fomentar a educação através de diferentes espaços, sejam eles formais, como as escolas, ou informais como praças e demais espaços de convivência, além de reforçar o Município como referência na Educação em todos os níveis de ensino.

“Santa Maria se torna, hoje, oficialmente uma Cidade Educadora. Esse movimento representa a construção conjunta de uma cidade que aprende e ensina em todos os espaços. Uma cidade educadora vai além das escolas, envolve toda a comunidade e exige diálogo, responsabilidade e colaboração. Convido todos a se somarem a esse projeto, pois somente juntos poderemos transformar Santa Maria em um lugar melhor para todos”, disse o prefeito Rodrigo Decimo durante o ato ocorrido no Theatro Treze de Maio.

De acordo com a vice-prefeita Lúcia Madruga, o Município possui aproximadamente 100 mil estudantes e 10 mil professores, considerando todos os níveis de ensino, o que já faz de Santa Maria uma cidade educadora por excelência. Atrelado a isso, Santa Maria é líder do Estado e terceiro lugar no país no quesito capital humano, reflexo de seu reconhecimento como “Cidade Universitária” e “exportadora de cérebros”, em referência aos profissionais aqui formados.

“Em qualquer lugar, sempre encontramos um santa-mariense que estudou aqui e que hoje trabalha em outra cidade. Isso mostra que a educação é parte da nossa identidade, da nossa história e do nosso futuro. Educar é um ato coletivo, que une poder público, instituições e comunidade, com o propósito de formar pessoas capazes de transformar realidades. Esse é o compromisso que assumimos: ser cada vez mais uma cidade educadora, onde a educação é semente, é ponte e é futuro”, reforçou.

Para contextualizar como Santa Maria chegou a este título, a professora Ail Meireles Ortiz, integrante do grupo de trabalho do programa, trouxe um breve histórico das ações que tiveram início em 2019 e que culminaram neste ano com o ingresso na Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE). Ela também explicou que o programa não dispõe de recurso obrigatoriamente, uma vez potencializa os espaços existentes e busca convênios para realizar suas atividades.

A cerimônia ainda contou com  momentos especiais, como a mensagem enviada por Laura Alfonso, diretora da Delegação para AICE. A professora Andreia Schorn, diretora da EMEF Sérgio Lopes, compartilhou a experiência do documentário “Quando a Gente Menina Cresce”, que teve o protagonismo de estudantes da escola e venceu o 53º Festival de Cinema de Gramado. Já a estudante Larissa Souza, do 9º ano da Escola Estadual Marieta D’Ambrósio, emocionou o público com a interpretação de uma canção.

Texto: Gabriel Marques (MTb: 20.860)
Fotos: Guilherme Brum (PMSM)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial