Notícias
09/05/2025 09/05/2025 15h39m
Prefeitura, Estado e Cufa celebram projeto que contemplará mulheres chefes de família da Nova Santa Marta

Programa Comunidades Inovadoras será realizado na Praça CEU das Artes, em parceria com o Governo do Estado e a Central Única das Favelas (CUFA-RS)
A Prefeitura de Santa Maria firmou um termo de cooperação com o Governo do Estado e a Central Única das Favelas (Cufa-RS) para a implementação do programa Comunidades Inovadoras na Praça CEU das Artes, no Bairro Nova Santa Marta. A iniciativa busca promover inclusão social, inovação e desenvolvimento em áreas de vulnerabilidade. A assinatura ocorreu no Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre, na quinta-feira (8).
O espaço será utilizado para a execução do programa, com foco na promoção do desenvolvimento social, tecnológico e comunitário, voltado ao público em situação de vulnerabilidade social. A utilização compartilhada do local busca consolidá-lo como ponto de referência para articulações intersetoriais, integrando iniciativas do Estado e do Município, com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e incentivar a geração de trabalho e renda. A iniciativa integra as ações do programa RS Seguro.
“O objetivo é apoiar pessoas em situação de vulnerabilidade por meio de ações sociais, tecnológicas e comunitárias. A proposta é transformar esse espaço em um ponto de apoio estratégico, reunindo esforços do governo e de instituições locais para incentivar o empreendedorismo, criar oportunidades de trabalho e garantir que as ações façam realmente a diferença nas comunidades atendidas pelo RS Seguro”, explica a vice-prefeita de Santa Maria, Lúcia Madruga, presente no ato.
Ainda segundo a vice-prefeita, o foco será nas mulheres chefes de família, com ações voltadas à saúde da mulher e à prevenção da violência. O termo de cooperação terá vigência de 36 meses, contados a partir da data de sua assinatura, podendo ser prorrogado mediante aditivo.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Ronie Gabbi, também esteve em Porto Alegre para a assinatura e destacou o caráter transformador da iniciativa:
“Acreditamos que a inovação é transformadora e, por meio dela, vamos impactar a vida das pessoas. O projeto Comunidades Inovadoras levará conhecimento e inovação para quem precisa transformar sua realidade.”
Atualmente a Praça CEU das Artes já recebe atividades das secretarias de Cultura, de Desenvolvimento Social, e de Esporte e Lazer, o que deve ser mantido. Conforme Gabbi, as novas ações serão adicionadas dentro do planejamento considerando as já existentes, sendo coordenadas por uma governança constituída por essas pastas.
Texto: Gabriel Marques (MTb: 20.860)
Foto: Divulgação
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria