Inicial > Notícias > Lançamento do Projeto Economia Criativa celebra...

Notícias

25/02/2025 25/02/2025 19h49m

Lançamento do Projeto Economia Criativa celebra a inovação e o empreendedorismo local na Vila Belga


Promovida pela Prefeitura e Sebrae, iniciativa oferece a capacitação de pequenos e microempreendedores

Proporcionar qualificação para o crescimento profissional de empreendedores criativos de Santa Maria. Este é um dos principais objetivos de mais uma edição do Projeto Economia Criativa. A iniciativa da Prefeitura, em parceria com o Sebrae, prevê uma série de capacitações, consultorias e feiras ao longo do ano, atendendo às necessidades de empreendedores em diferentes estágios de seus negócios. Cerca de 80 empreendedores participaram do lançamento do projeto que ocorreu na tarde desta terça-feira (25), no LabCriativo, no Mercado da Vila Belga (Rua Manoel Ribas, 2.038, Distrito Criativo Centro-Gare).

A secretária de Cultura do Município, Rose Carneiro, fez a abertura do evento e agradeceu a todos que se inscreveram para participar desta que é a 3ª edição do projeto.  

“Falar de economia criativa é falar de trabalho e renda. Por isso que trazemos o projeto para contribuir com o desenvolvimento da cidade. Este é mais um ano de parceria com o Sebrae. Além das capacitações, vamos ter espaços para compartilhar a produção da economia criativa com a comunidade santa-mariense, para que o ecossistema funcione e gere renda. Além de dar visibilidade às marcas locais”, disse a secretária.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Ronie Elton Gabbi, também cumprimentou o público

“A cultura é um eixo que gera desenvolvimento para uma cidade, região e país. E a economia criativa fortalece diversas cadeias. Acreditamos que nossos talentos locais podem ser levados para fora. Fazer a conexão do mercado de Santa Maria com outros mercados e feiras traz mais reconhecimento e força ao empreendedorismo. O Sebrae tem papel fundamental nesta cadeia da economia e é nosso parceiro para o desenvolvimento da cidade e das pessoas”, enfatizou o secretário Ronie.

A gestora de projetos do Sebrae-RS em Santa Maria, Shana Stefefn, apresentou o Programa Economia Criativa com uma palestra sobre o tema “criar e conectar em 2025”. Ela lembrou que o Distrito Criativo Centro-Gare surgiu em 2021, e o LabCriativo foi inaugurado em 2023, como um espaço de inovação e de criatividade. Para este ano de 2025, o Sebrae segue em parceria com a Secretaria de Cultura. As capacitações serão presenciais e online, em grupo fechado que irá participar do início ao fim. Há 80 vagas, divididas em trilhas de capacitações (veja, abaixo).

A gestora explicou que o objetivo do projeto é capacitar empreendedores de Economia Criativa para que transformem seus trabalhos manuais em empreendimentos sustentáveis, como foco na agregação de valor dos seus produtos e serviços, através da qualificação da gestão e ampliação do mix de produtos. Ao final da apresentação, foi aberto um espaço para perguntas e depoimentos. Os interessados puderam tirar dúvidas e compreender o impacto que a adesão ao projeto pode trazer para o desenvolvimento de seus negócios.

TRILHAS FORMATIVAS

Uma das ações a serem desenvolvidas no projeto são as trilhas formativas, que são divididas nos níveis iniciante, intermediário/avançada, e focal. Todas as trilhas contemplam workshops presenciais temáticos e consultorias focais e, ainda, passarão pela experiência do cliente. Todas são 100% subsidiadas pela Prefeitura de Santa Maria, sob ideação e acompanhamento do Sebrae. As atividades promovem a profissionalização e o fortalecimento de empreendimentos criativos, garantindo aos participantes ferramentas práticas e inovadoras. A expectativa é que os negócios participantes ampliem seu faturamento em pelo menos 16.5%.

Trilha Iniciante – Vendas, Marketing Digital e Atendimento ao Cliente: Focada em empreendedores que estão começando e precisam estruturar ideias para transformar sonhos em negócios viáveis.

Trilha Intermediária/Avançada – Aperfeiçoamento de Produtos e Desenvolvimento de Novas Coleções: Voltada para empreendedores que já participaram de formações e consultorias do projeto em anos anteriores. Tem uma ênfase um pouco mais avançada em estratégias de mercado, fortalecimento de marca e aumento de vendas.

Trilha Focal – Destinada especialmente a empreendedores da moda, produtores culturais e músicos. Focará na expansão de operações, experiência do cliente e na exploração de novas oportunidades de mercado.

FEIRAS CRIATIVAS

Ao final das trilhas, os participantes terão a oportunidade de participar de Feiras Criativas, eventos que proporcionam a exposição e comercialização de seus produtos e serviços, já com o seu negócio aperfeiçoado e amadurecido. Esses espaços possibilitarão a conexão direta com consumidores e parceiros. E, ainda, o fortalecimento da imagem dos empreendimentos e sua presença no mercado.  Em 2024, empreendedores que fizeram a capacitação atrelada à Economia Criativa, focada na Iconografia, participaram da exposição do Conecta Iconografia, confira aqui. Ainda no ano passado, outros empreendedores que participaram das capacitações, tiveram oportunidade de expor seus produtos na Feira Conecta Mercado Criativo de Natal, realizada no Shopping Praça Nova.

PROJETO ECONOMIA CRIATIVA – CRIAR E CONECTAR EM 2025

A palestra gratuita realizada nesta terça foi uma oportunidade única para pequenos empreendedores e microempreendedores individuais (MEIs), bem como potenciais empreendedores, conhecerem os detalhes do projeto, suas trilhas formativas, cronograma, benefícios e requisitos de participação.

A participação na palestra de apresentação não obriga a adesão ao projeto. As vagas para adesão ao projeto são limitadas. Serão considerados, preferencialmente, pequenos empreendedores e microempreendedores individuais com CNPJ. Aqueles empreendimentos que não forem formalmente constituídos poderão contar com a orientação e apoio para a criação de seu CNPJ. As inscrições para o projeto devem se estender até início de março e a previsão para o início das atividades é para o dia 13 de março. Para mais informações ou atendimento de dúvidas, entre em contato pelo telefone (55) 3174-1561 ou pelo e-mail cultura@santamaria.rs.gov.br.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: Marcelo Oliveira (Mtb: 21.632) 
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria
 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial